Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A mentira na assessoria de imprensa: proposta de quatro dimensões éticas para as fontes profissionais de informação

A mentira na assessoria de imprensa: proposta de quatro dimensões éticas para as fontes profissionais de informação

Título
A mentira na assessoria de imprensa: proposta de quatro dimensões éticas para as fontes profissionais de informação
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2019
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): Propõe-se uma curta passagem pela génese da assessoria de imprensa, atividade embrião das Relações Públicas, com especial ênfase para uma assumida falta de conduta ética e para a consequente fraca reputação de que gozava na imprensa. De seguida, auscultam-se alguns dos mais reputados jornalistas portugueses sobre se os assessores de imprensa, com quem contactam diariamente, recorrem à mentira. Com estas duas perspetivas dicotómicas (passado/presente), este capítulo procurará desmontar o errado estereótipo do “assessor de imprensa que mente”, mas, principalmente, abrir a discussão sobre as quatro dimensões éticas para o exercício desta centenária atividade.
Abstract (EN): A brief passage is proposed for the genesis of the publicity as an embryo of public relations, with a special emphasis on an assumed lack of ethical conduct and the resulting poor reputation in the press. Then, we listened the opinion of some of the most respected Portuguese journalists about the press officers and whether these professionals resort to lying. With these two dichotomous perspectives (past/present), the present chapter will seek to dismantle the wrong stereotype of the “press officer who lies”, but rather open the discussion on the four ethical dimensions for the exercise of this centenary activity. Keywordsrdsrds: Media
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: E-book disponível em:
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Health literacy about cosmetic products – definition, literature review, and measurement in the Portuguese population (2024)
Poster em Conferência Internacional
Ferreira, Marta Salvador ; Azevedo, Luís Filipe; Ribeiro, Vasco ; Magalhães, Olga Estrela ; Almeida.Isabel Martins de
Barómetro APECOM: Barómetro de Comunicação (2018)
Outras Publicações
Moutinho, Nuno ; Ribeiro, Vasco
Barómetro APECOM (2016)
Outras Publicações
Moutinho, Nuno ; Ribeiro, Vasco; Eiró, Mafalda

Ver todas (82)

Das mesmas áreas científicas

Cópia e apropriação da obra de arte na modernidade (2007)
Tese
Susana Lourenço Marques; Maria T. Cruz
HOMO COMMUNICANS. A Comunicação Humana (2010)
Publicação Didática
Luís Calafate
Gelados de Ciência na Divulgação da Física nas Ruas e Praias de Espinho (2017)
Poster em Conferência Nacional
Paulo Simeão Carvalho; Ana Cachide Praça Pedroso
FISASTEE (2022)
Poster em Conferência Nacional
Carvalho, PS; Gonçalves, JAA

Ver todas (268)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-13 às 20:40:22 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico