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Rosser Reeves e a filosofia unique selling proposition : elementos para a história da publicidade

Título
Rosser Reeves e a filosofia unique selling proposition : elementos para a história da publicidade
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2017
Autores
Rosa, António Machuco
(Autor)
FLUP
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Ata de Conferência Internacional
Páginas: 435 -448
IX Congresso SOPCOM : Comunicação e transformações Sociais
Coimbra, 2015
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): Esta comunicação tem como principal objectivo analisar o enquadramento teórico que Rosser Reeves (1910-194) deu ao seu trabalho como publicitário criativo, partindo do da exposição da filosofia de Unique Selling Proposition que ele fez na sua obra de 1961, The Reality of Advertising. O trabalho de Reeves será visto no contexto mais geral da história da publicidade, salientando-se, nomeadamente que sempre existiram duas grandes tendências, inicialmente tematizadas pela agência J. Walter Thompson, na concepção e execução de anúncios publicitário. Por um lado um tipo de publicidade que, no início do século XX era designada por reason-why ¿ uma tradição da qual a obra de Reeves é devedora ¿ e, por outro, uma publicidade centrada nos desejos inter-individuais ¿ designada por publicidade `atmosférica¿ no início do século e que está na base da publicidade hoje em dia assente em life-styles ¿, e que ele recusava. De seguida, para além da análise das três `propostas de compra¿ que Reeves descreve no seu livro, será mostrado como a filosofia de Unique Selling Proposition está totalmente de acordo com a teoria do consumidor moderno que então se estava a tornar parte integrante do chamado modelo neoclássico da teoria económica. Esse enquadramento teórico será de seguida confrontado com duas célebres campanhas publicitárias televisivas que o fundador da Ted Bates Co concebeu a partir dos anos cinquenta, as campanhas de ANACIN e de COLGATE. De seguida, Finalmente, será referido como David Ogilvy e a creative revolution na publicidade dos anos sessenta do século passado continuaram e recusaram os valores subjacentes à publicidade veiculando uma Unique Selling Proposition.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Vol. 1: Ciência da Informação, Comunicação e Educação
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
ArtigoSopcom2017Reeves 1681.59 KB
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