Voluntariado na Universidade do Porto

...

No Núcleo U.Porto Solidária procura-se contribuir para o aumento da visibilidade interna e externa da prática do voluntariado e pro bono[1] na Universidade do Porto (U.Porto), pretendendo-se com uma estrutura organizada e de suporte a toda a intervenção voluntária, concertar os diversos intervenientes e áreas de intervenção.

Ser voluntário na U.Porto implica, quer para as entidades de acolhimento, quer para os voluntários, a assunção de um compromisso, em concordância com os princípios prosseguidos pela U.Porto, conforme definido nos Princípios de Enquadramento de Voluntariado da U.Porto.

A participação em ações de voluntariado é extensível a estudantes, antigos estudantes (Alumni) e a funcionários docentes e não docentes, aposentados ou jubilados, que queiram envolver-se em múltiplas atividades de voluntariado, em regime livre e totalmente voluntário.

[1] "Entende-se por pro bono qualquer trabalho voluntário especializado que implica o exercício de uma atividade de caráter e competências profissionais. Ao fazerem trabalho pro bono, os profissionais colocam, ao serviço do próximo, o que de melhor sabem fazer". Fonte: PRO BONO - Ajuda Legal