Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Cooperação > Voluntariado na U.Porto

Cooperação

Voluntariado na Universidade do Porto

O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação de solidariedade e de participação cívica individual e comunitária exercida de forma livre, responsável e organizada, tendo em vista a solução dos problemas que afetam alguns grupos sociais ou, mesmo, a sociedade em geral, conforme o consagra a Lei nº 71/98, de 3 de novembro, que estabeleceu as bases jurídicas do voluntariado.

A U.Porto, consciente da sua responsabilidade social na promoção do bem comum e de uma maior justiça social, tem vindo a apoiar e a promover, centralmente e através das suas unidades orgânicas, diversas atividades de voluntariado em articulação com outras entidades directamente envolvidas no exercício consciente da solidariedade e da cidadania. Conforme definido nos "Princípios de Enquadramento de Voluntariado da U.Porto", esta pretende estimular a comunidade académica, muito especialmente os/as estudantes, a envolver-se em múltiplas atividades de voluntariado, em regime livre, generoso e totalmente voluntário.

Para o enquadramento e articulação das ações de voluntariado, a U.Porto criou uma Comissão de Voluntariado que promoverá e divulgará junto da comunidade académica a prática do voluntariado, estabelecerá protocolos e acordos de cooperação com entidades especialmente vocacionadas para a ajuda humanitária, para o apoio a grupos sociais ou etários especialmente necessitados ou carenciados, para a promoção do sucesso escolar, da cultura e do desporto e, em geral, para o exercício da cidadania ativa e responsável da sua comunidade académica.

Os programas de voluntariado reconhecidos pela U.Porto obedecerão aos princípios legais e éticos que lhe subjazem, podendo abarcar tanto atividades de curta duração associadas a objetivos específicos, como, desejavelmente, atividades mais duradouras, regulares ou contínuas, de acordo com as necessidades dos grupos sociais ou das áreas de intervenção dos voluntários e das entidades a que se venham a associar.

Entende-se que o verdadeiro voluntariado deve ser exercido sem ser esperada qualquer Compensação em troca. Contudo, considera-se adequado que seja certificado, especialmente aos estudantes, o exercício de ações de voluntariado devidamente reconhecidas pela U.Porto, em particular através da devida menção no suplemento ao diploma, desde que cumpridos os critérios exigidos no Despacho Reitoral aplicável (Despacho Reitoral nº GR.03/02/2010).

Ser voluntário na U.Porto implica, quer para as entidades de acolhimento, quer para o voluntário, a assunção de um compromisso, de acordo com os princípios prosseguidos pela U.Porto.

O Voluntariado nas Redes Sociais

Ícone associado ao Facebook Ícone associado ao Twitter

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2018-03-27 Página gerada em: 2018-04-26 às 12:16:06