A Universidade do Porto está consciente da sua responsabilidade social na promoção do bem comum e de uma maior justiça social e ciente de que o voluntariado é um fator que favorece mudanças positivas no ecossistema em que estamos integrados.
Por intermédio da sua Comissão de Voluntariado, procura fomentar, apoiar e promover a prática do Voluntariado e do Pro Bono[1] na Universidade do Porto.
Dá a conhecer as boas práticas instituídas, valoriza, incentiva e promove a cooperação e o estabelecimento de sinergias que fomentem estas práticas e estabelece protocolos e acordos de cooperação com entidades especialmente vocacionadas para a ajuda humanitária
Ser voluntário na U.Porto implica, quer para as entidades de acolhimento, quer para os voluntários, a assunção de um compromisso, em concordância com os princípios prosseguidos pela U.Porto, conforme definido nos Princípios de Enquadramento de Voluntariado da U.Porto.
A participação em ações de voluntariado é extensível a estudantes, antigos estudantes (Alumni) e a funcionários docentes e não docentes, aposentados ou jubilados, que queiram envolver-se em múltiplas atividades de voluntariado, em regime livre e totalmente voluntário.
A Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto tem a responsabilidade de:
Comissão de Voluntariado
(5 outubro de 2022)
[1] "Entende-se por pro bono qualquer trabalho voluntário especializado que implica o exercício de uma atividade de caráter e competências profissionais. Ao fazerem trabalho pro bono, os profissionais colocam, ao serviço do próximo, o que de melhor sabem fazer".
(Fonte: PRO BONO - Ajuda Legal)