Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Organização e Funcionamento > Voluntariado na U.Porto: Comissão de Voluntariado

Organização e Funcionamento

Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto


A Universidade do Porto está consciente da sua responsabilidade social na promoção do bem comum e de uma maior justiça social e ciente de que o voluntariado é um fator que favorece mudanças positivas no ecossistema em que estamos integrados.

Por intermédio da sua Comissão de Voluntariado, procura fomentar, apoiar e promover a prática do Voluntariado e do Pro Bono[1] na Universidade do Porto.
Dá a conhecer as boas práticas instituídas, valoriza, incentiva e promove a cooperação e o estabelecimento de sinergias que fomentem estas práticas e estabelece protocolos e acordos de cooperação com entidades especialmente vocacionadas para a ajuda humanitária

Ser voluntário na U.Porto implica, quer para as entidades de acolhimento, quer para os voluntários, a assunção de um compromisso, em concordância com os princípios prosseguidos pela U.Porto, conforme definido nos Princípios de Enquadramento de Voluntariado da U.Porto.

A participação em ações de voluntariado é extensível a estudantes, antigos estudantes (Alumni) e a funcionários docentes e não docentes, aposentados ou jubilados, que queiram envolver-se em múltiplas atividades de voluntariado, em regime livre e totalmente voluntário.

Atribuições da Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto

A Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto tem a responsabilidade de:

  1. Promover a incorporação do voluntariado como um dos pilares da responsabilidade social da U.Porto.
  2. Definir e cumprir o plano anual de atividades.
  3. Fomentar, apoiar e organizar ações de voluntariado na U.Porto como expressão da cidadania ativa e consciente, envolvendo os grupos de voluntariado existentes na Universidade e procurando a colaboração dos dispositivos que lhes dão suporte nas diferentes unidades orgânicas, bem como das entidades interessadas no voluntariado.
  4. Favorecer a criação/reforço de interfaces no meio universitário e na comunidade, a disponibilização e mobilização de recursos e o lançamento de iniciativas, com base na partilha, participação e cooperação, em ordem a uma intervenção integrada e abrangente.
  5. Estabelecer e aprofundar contactos e/ou parcerias com organismos nacionais e internacionais ligados ao voluntariado.
  6. Colaborar em estudos relacionados com o voluntariado.
  7. Juntamente com outras atividades circum-escolares, valorizar o papel do voluntariado na integração, bem-estar e desenvolvimento pessoal dos estudantes da U.Porto, e no encontro de respostas mais efetivas às solicitações e desafios da Sociedade.

Comissão de Voluntariado
(5 outubro de 2022)

 
[1] "Entende-se por pro bono qualquer trabalho voluntário especializado que implica o exercício de uma atividade de caráter e competências profissionais. Ao fazerem trabalho pro bono, os profissionais colocam, ao serviço do próximo, o que de melhor sabem fazer".
(Fonte: PRO BONO - Ajuda Legal)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2023-08-30 Página gerada em: 2024-10-05 às 03:34:22 Denúncias