UPTEC

Apostada na valorização do conhecimento gerado nos seus centros de I&D, a U.Porto procura “contaminar” essa mesma atitude a toda a comunidade, estimulando a concretização de projetos empresariais com potencial de rápido crescimento a partir de ideias alimentadas no seio da academia, mas não só. A expressão máxima dessa aposta é a UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, uma estrutura pioneira no quadro do Ensino Superior em Portugal, que concentra um conjunto de alargado de startups e Centros I&D privados em torno da Universidade do Porto.

A UPTEC apoia a criação e desenvolvimento de projetos empresariais nas artes, ciências e tecnologias, através da partilha de conhecimento entre a Universidade e o mercado.  Desde a sua constituição, em 2007, a UPTEC apoiou o desenvolvimento de mais de 600 projetos empresariais que se distinguem pelo seu elevado grau de inovação, intensidade tecnológica, científica e criativa, conhecimento especializado e potencial de internacionalização. Através delas, já foram criados mais de 2800 postos de trabalho (ocupados por recursos humanos altamente qualificados), o que faz do “berço de inovação” da U.Porto um importante foco de inovação e desenvolvimento dentro do tecido socioeconómico português.

A UPTEC acolhe empresas em três centros – UPTEC Asprela, UPTEC Baixa e UPTEC Mar -, seguindo uma estratégia de cluster e partilha de recursos entre startups, centros de inovação e projetos âncora. Esta garante aos projetos o apoio específico de que necessitam, inserindo-os numa rede alargada e transversal de parceiros nacionais e internacionais.

Para além dos diferentes serviços que oferece às empresas incubadas, a UPTEC aposta também na atração de centros de inovação. Desta forma, empresas já consolidadas encontram o espaço e os mecanismos para realizar atividades de I&D+i, aproveitando as sinergias existentes com os departamentos de Investigação e Desenvolvimento da U.Porto. São exemplos disso players internacionais na área da inovação, como a EFACEC, o Instituto Fraunhofer Portugal e Sonae Arauco, entre outros, que desenvolvem novos produtos e serviços.

A UPTEC oferece, assim, um ambiente favorável à inovação e à criação de empresas sustentáveis e contribui para o desenvolvimento de um novo paradigma económico, mais transparente, ético e sustentável. A UPTEC assume-se, ao mesmo tempo, como uma ponte privilegiada de ligação entre o Conhecimento e o Mercado, capaz de valorizar o tecido socioeconómico da região.

Descubra a UPTEC

Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto
Rua Alfredo Allen, nº 455/461, 4200-135 Porto
Telefone: (+351) 22 030 1500
E-mail: geral@uptec.up.pt
Mais informações