A U.Porto na Comunidade

Fazendo da abertura à sociedade um dos vetores fundamentais do nosso dia-a-dia, a Universidade do Porto é um espaço aberto a todos os que a queiram descobrir e dela pretendam usufruir. Dos alunos pré-universitários aos seniores, sem esquecer os cada vez mais turistas que procuram a cidade do Porto como destino de férias, todos têm lugar na Universidade.

Parte inestimável do património da cidade, os espaços da U.Porto merecem ser visitados e apreciados. Seja numa visita ao edifício concebido por Álvaro Siza Vieira para a Faculdade de Arquitetura, num passeio de fim-de-semana pelo incomparável Jardim Botânico do Porto ou durante uma aula de aeróbica nos nossos equipamentos desportivos. Seja também através da extensa programação de exposições, performances e conferências que vêm inscrevendo o Edifício Histórico da Universidade e outros espaços do campus no roteiro artístico e cultural da cidade. E como esquecer os Museus da Universidade, guardiães de um património valioso que a U.Porto vem aberto progressivamente à população.

No âmbito desta estratégia, destacam-se ainda as iniciativas que, todos os anos, abrem as salas de aulas e os laboratórios da Universidade a milhares de jovens do Ensino Básico e Secundário, dando-lhes a possibilidade de frequentarem um programa alargado de atividades de divulgação e formação científica. Eventos como a Universidade Júnior, a Mostra da U.Porto ou os Dias Abertos das nossas faculdades têm como finalidade a promoção do gosto pelo conhecimento e o despertar de potencialidades e vocações entre os futuros universitários.

Nos últimos anos, a U.Porto vem também criando condições para que qualquer pessoa, independentemente da idade, formação ou estatuto socioeconómico, tenha a oportunidade de frequentar as nossas salas de aula. Iniciativas como o Programa de Estudos Universitários para Seniores e os cerca de 400 cursos de formação contínua que a U.Porto organiza anualmente têm aberto as portas da Universidade a uma série de novos públicos.

No quadro da sua Terceira Missão, a Universidade aposta ainda na oferta de serviços à comunidade nos mais variados domínios do saber, com a qualidade que só a nossa comunidade académica pode garantir. E quem quiser acompanhar o dia-a-dia da U.Porto, basta “ligar-se” às diferentes plataformas de comunicação que desenvolvemos com o exterior.

Visitem-nos!