Transferência de Tecnologia

Criar um produto inovador a partir dos resultados de I&D da Universidade do Porto não é tão “simples” quanto pode parecer. Implica talento, criatividade, visão, trabalho árduo, risco, mas também uma série de procedimentos que são fundamentais para proteger e valorizar externamente as inovações com chancela da U.Porto. A pensar nisso, a Universidade providencia diferentes  serviços e programas cujo principal objetivo é ajudar a transformar as ideias que fervilham nas nossas escolas e centros de investigação em produtos que possam chegar ao mercado e ser comercializados.

Com o apoio da U.Porto Inovação, qualquer investigador, docente, funcionário ou estudante (atual ou antigo) pode usufruir de um acompanhamento personalizado em todos os passos que compõem a cadeia de transferência de conhecimento. Entre eles incluem-se a comunicação de uma invenção, a proteção dos direitos sobre uma ideia ou tecnologia (por via de uma patente nacional ou internacional), a identificação de oportunidades d enegócio, o estabelecimento de contactos com a indústria e, finalmente, a comercialização e negociação dessa tecnologia.

A transferência de tecnologia é também uma componente essencial do ecossistema empreendedor da U.Porto. Das tecnologias geradas na Universidade tem resultado a criação de spin-offs com alto potencial inovador. A este nível, a Universidade promove várias atividades de apoio ao empreemdedorismo especialmente vocacionadas para os seus investigadores. É o caso do BIP – Business Ignition Programme, um programa destinado a quem pretende desenvolver um negócio a partir de tecnologias desenvolvidas no meio académico.

Todos estes princípios estão na base do Regulamento de Propriedade Intelectual da Universidade do Porto (RPIUP), criado em 2005. Através desta ferramenta, procura-se proporcionar aos nossos inventores o acesso direto aos benefícios resultantes da valorização do conhecimento, potenciando desta forma a visibilidade e notoriedade da instituição junto da indústria, das empresas e da sociedade em geral.

Quer saber mais sobre a transferência de tecnologia na U.Porto?

Os membros da U.Porto que tenham desenvolvido uma ideia / tecnologia para a qual gostariam de receber apoio, podem contactar a U.Porto Inovação através do e-mail upin@reit.up.pt ou do telefone (+351) 220 408 077.