Serviços à Comunidade
Clínica Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)

Através das suas escolas e centros de investigação, ou de estruturas especialmente montadas para o efeito, a Universidade do Porto coloca os seus saberes ao dispor da comunidade na forma de serviços prestados nos mais variados campos de conhecimento.

Levar o seu animal de estimação à clínica veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); tratar os dentes com a ajuda dos estudantes da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP); verificar a veracidade de uma assinatura manuscrita com a ajuda de especialistas de biólogos da Faculdade de Ciências (FCUP), ou recorrer a alguns dos mais avançados métodos de diagnóstico do cancro do mundo (IPATIMUP), são apenas algumas das valências que a Universidade oferece ao exterior.

Aos serviços prestados pelas escolas e centros de investigação, junta-se ainda o trabalho promovido por estruturas multidisciplinares que, dentro da Universidade, procuram dar resposta a problemas específicos da comunidade.

As faculdades de Ciências, Ciências da Nutrição e Alimentação, Direito, Letras, Medicina, e Medicina Dentária e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar são algumas das escolas da U.Porto que asseguram um leque alargado de serviços à comunidade. Ao nível dos centros de investigação, essa atividade é oferecida por organismos como o IPATIMUP, o SexLAB, o IBMC e o INEB.