Recursos TIC para o Ensino

A Universidade do Porto oferece à sua comunidade académica um ambiente tecnologicamente rico, state-of-the-art, traduzido na disponibilização de um conjunto de ferramentas poderosas de apoio ao trabalho diário de cada um.

Das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao dispor dos estudantes destaca-se o Cartão U.Porto, ao qual está associado um conjunto alargado de funcionalidades e serviços existentes no campus e fora dele. Em qualquer espaço da Universidade é também possível aceder à Internet através de uma rede de comunicações de alto débito baseadas em fibra óptica (netUP).

As novas tecnologias constituem de resto um vetor essencial no ensino inovador que a U.Porto procura desenvolver. É nesse sentido que a Universidade vem investindo fortemente na oferta de recursos online de apoio ao ensino /aprendizagem, através de plataformas de e-Learning que complementam – e muitas vezes substituem – a formação em sala de aula. Este trabalho é apoiado pelo Sistema de Informação para a Gestão Agregada de Recursos e Registos Académicos (SIGARRA), através do qual é oferecido à comunidade académica um conjunto de recursos de apoio às atividades quotidianas (acesso à página pessoal e à conta de e-mail institucionais, consulta de informação sobre horários, turmas e salas onde as aulas são lecionadas, etc.).

O forte investimento feito pela U.Porto no campo do e-Learning está também vísivel na oferta crescente de novos ambientes integrados - de convívio e de aprendizagem - especialmente vocacionados para os estudantes. A expressão máxima dessa aposta é o e-Learning Caféum espaço pioneiro em Portugal onde é possível aceder à Internet através de diversos postos de trabalho fixos e também de computadores portáteis que podem ser requisitados no local. Espaço de estudo e de trabalho por natureza, o e-Learning Café promove também diversas iniciativas nos domínios da música, cinema, desporto, exposições, teatro, som e vídeo, tertúlias e workshops.

Os recursos TIC da U.Porto garantem ainda o acesso a diversas publicações e outros recursos informacionais em formato digital, grande parte das quais resultado da produção intelectual (artigos científicos, teses, relatórios, atas em congressos, livros, etc.) dos nossos estudantes, docentes e investigadores. Os recursos disponíveis incluem o Repositório da U.Porto, a Biblioteca Virtual, o Arquivo Digital, entre outros. Os estudantes com necessidades especiais podem aceder à Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES) disponibilizada através do Repositório Temático da U.Porto, que inclui conteúdos acessíveis online, com títulos em Braille, áudio e texto integral.

Para mais informações sobre as TICs ao dispor do Ensino da U.Porto, visitem o Portal TIC da Universidade.