Programas de Apoio ao Empreendedorismo

O empreendedorismo é um conceito vivo no seio da U.Porto, visível em inúmeras atividades, infraestruturas, serviços e eventos unidos pelo objetivo de estimular a capacidade empreendedora dos nossos estudantes, professores, investigadores, antigos estudantes, mas também da comunidade em geral.

Identificamo-lo na nossa oferta formativa, no pioneiro Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE), onde se procura estimular a formação integrada de gestores e empreendedores através de um ensino hands on, com vista ao desenvolvimento de negócios inovadores. docentes e investigadores.

Encontramo-lo nos nossos estudantes, de quem partiu a iniciativa de criar o Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP), um organismo pioneiro em Portugal que tem como principal objetivo espicaçar e inspirar os membros da U.Porto com vontade de empreender. E também no StartUP Buzz, entidade liderada por estudantes que têm como missão inspirar o mundo académico a ser mais empreendedor.

Premiamo-lo através do iUP25k, o concurso de ideias de Negócio da U.Porto que, todos os anos, distingue os melhores projetos nascidos na academia. Incutimo-lo em iniciativas como a Startup Pirates, um programa de uma semana que ajuda os empreendedores a desenvolver ideias de negócio, ou o BIP – Business Ignition Programme, um curso de empreendedorismo destinado a quem pretende desenvolver um negócio a partir de tecnologias desenvolvidas no meio académico.

Celebramo-lo todos os anos nas conferências, conversas informais, workshops e outras ações integradas na Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto (Spie UP), evento que já se tornou uma referência na cidade no campo da promoção da inovação e do empreendedorismo.

Partilhamo-lo com universidades de todo o mundo através de iniciativas como a RedEmprendia, uma rede universidades ibero-americanas que promove a inovação e o empreendedorismo responsáveis, da qual a U.Porto é parceira desde 2011. E vivemo-lo com a sociedade em geral, a quem procuramos contagiar com o nosso exemplo.

No sentido de agregar todas estas iniciativas, foi criado, em 2012, o Portal de Empreendedorismo da U.Porto, onde poderá aceder à informação criada pelas diferentes entidades envolvidas no nossos ecossistema empreendedor.