![]() |
Eugénio da Costa Oliveira 1949- Professor universitário e investigador |
Eugénio da Costa Oliveira licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1972. É Engenheiro de I&D pela Brown Boveri C, na Suíça; doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, em 1984, e “Guest Academic” no “IBM Arthur Watson IEC - European Systems Research Institute".
Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desempenhou funções como docente entre 1975 e 2018. Nesta Faculdade foi cofundador e Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores; Diretor para a instalação do Departamento de Engenharia Informática (2007), coordenador da Secção de Informática do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (2003-2007), instituidor e diretor do Mestrado em Engenharia Informática (até 2008) e Diretor do Programa de Doutoramento em Engenharia Informática da FEUP (até 2018).
É membro fundador da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) e foi coordenador Científico dos Laboratórios SAPO/U.Porto.
Pulicou mais de trezentos artigos científicos e é membro do Editorial Board das revistas internacionais "International Journal of Artificial Intelligence", "Oriental Journal of Computer Science and Technology", "Agent-Oriented Software Engineering" e "Autonomous Agents and Multi-Agent Systems".
Em 1983 foi distinguido com o "Prémio Gulbenkian para a Ciência e Tecnologia" (exaequo).
Na sua jubilação, em 2018, proferiu a sua última aula a 26 de setembro, intitulada "Nada mais natural do qua a Inteligência Artificial".
Em 2020 recebeu o título de Professor Emérito da Universidade do Porto.
(Universidade do Porto Digital / Gestão de Documentação e Informação, 2020)