Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto foi criado em 2018, com o objetivo de reconhecer e fomentar a participação dos docentes e investigadores da U.Porto em projetos de investigação científica que se distingam pelo seu grau de excelência e impacto.

Promovido pela Vice-Reitoria de Investigação e Desenvolvimento, este prémio procura assim valorizar e estimular o esforço desenvolvido no seio da U.Porto na criação de novos conhecimentos, na angariação de financiamento para as atividades de investigação científica e na produção de publicações científicas.

Com esta iniciativa pretende-se também contribuir para o segundo pilar definido no Plano Estratégico 2020 da Universidade do Porto: "Afirmar a U.Porto como uma Universidade de Investigação de nível internacional”.

Neste âmbito, o prémio concorre para “promover a investigação científica de excelência”, reconhecendo publicamente os docentes/investigadores que, individualmente, ou em equipa, tenham contribuído mais significativamente para o efeito e, em paralelo, sensibilizando os demais investigadores para esta perspetiva.

Edição 2018

A primeira edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica na U.Porto premiará o vencedor com um prémio monetário de 5.000 euros, patrocinado pelo Banco Santander Totta. O concurso obedece à seguinte calendarização:

- Início da submissão de candidaturas: 15 de janeiro de 2018
- Data limite para submissão de candidaturas: 15 de fevereiro de 2018 (até às 23h59)
- Data de entrega do prémio: 22 de março de 2018

A submissão das candidaturas deverá ser feita para o email premio.id@reit.up.pt, através do envio do respetivo  formulário devidamente preenchido, bem como dos anexos nele solicitados.

Terminado o período de avaliação das candidaturas, o(s) vencedor(es) e demais candidaturas concorrentes serão anunciados nesta página.

O júri do Prémio, nomeado por despacho reitoral de 8 de janeiro de 2018 (GR.08/01/2018), é constituído pelos seguintes membros:

- Prof. Maria João Ramos, Vice-Reitora para a Investigação e Desenvolvimento, Universidade do Porto, Portugal
- Prof. Rosemary Deem, Vice-Principal e Dean da Doctoral School, Royal Holloway, University of London, Reino Unido
- Prof. Emídio Gomes, Vice-Reitor para a área da Investigação e Inovação, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
- Prof. Adélio Mendes, Professor Catedrático na área de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
- Prof. Rui Reis, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Universidade do Minho, Portugal

Para mais informações, os candidatos devem consultar o  Regulamento do concurso, ou remeter as suas questões para a Unidade de Apoio à Investigação da U.Porto, através do e-mail premio.id@reit.up.pt,

- Descarregar Regulamento do concurso

- Descarregar Formulário de Candidatura

Unidade de Apoio à Investigação

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 597
E-mail: uai@reit.up.pt
Mais informações