Onde Se Divertir
Casa da Música

O Porto não é uma cidade de “consumo fácil”. Para além das suas riquezas arquitetónicas, dos seus magníficos monumentos, dos segredos que se descobrem no percorrer das vielas e da sua riqueza gastronómica, a “Invicta” tem muito mais para oferecer ao longo de todo o ano. Seguem-se algumas sugestões.

Festas da Cidade

As festas da cidade do Porto realizam-se no mês de junho, culminando na passagem de 23 para 24, com a “noite de São João”. As festas de São João constituem uma das mais importantes expressões culturais populares portuguesas. Na noite de 23, a cidade “desce” à Baixa” e ao Rio Douro até o dia amanhecer, percorrendo as ruas em alegres “rusgas”, batendo com pequenos e grandes martelos de plástico ou dando a cheirar os famosos “alhos porros”.
O lançamento de balões de ar quente e o fogo de artifício à meia-noite são momentos altos das festas de São João.

Festivais Internacionais

Ao longo de todo o ano, o Porto acolhe inúmeros festivais culturais, dos quais se destacam, pela sua projeção internacional, o FITEI e o Fantasporto.

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) realiza-se em março, e reúne grupos de teatro de Portugal, Espanha, e países da América do Sul. Já o Fantasporto, festival de cinema fantástico, tem tradicionalmente início na segunda semana de fevereiro e, durante duas semanas, exibe cerca de duas centenas de filmes provenientes de diferentes países.

Locais de Diversão

É impossível apresentar uma lista de restaurantes, casas de petiscos, bares, discotecas ou outros locais de diversão numa cidade onde, em todas as esquinas, se encontra um café ou um bar, especialmente na zona antiga e nos bairros mais típicos, e em que a vida noturna acaba, tantas vezes, na manhã seguinte. Além disso, a abertura de novos locais e a remodelação dos existentes é contínua, pelo que aqueles que estudam ou trabalham no Porto num determinado período conhecerão locais diferentes daqueles que visitam a cidade no ano seguinte, embora alguns bares e discotecas já se tenham tornado símbolos da noite portuense.

Ao longo dos últimos anos, o Porto tem vindo a presenciar a reanimação das zonas noturnas da baixa. Os percursos noturnos incluem bares como as Galerias de Paris, o espaço Maus Hábitos, o Pitch, o Passos Manuel, o Plano B, entre outros.

Exposições, Concertos e Espetáculos

No Porto, o acesso a exposições, concertos e espetáculos é relativamente fácil.

No que toca à música, o Porto tem vindo a ser palco de um número cada vez maior de espetáculos de música rock e alternativa, bem como de diversos festivais. Para além de espaços abertos (como os jardins do Palácio de Cristal), também o Coliseu do Porto, o Hard Club, o Teatro Sá da Bandeira e o Passos Manuel têm sido locais privilegiados para este efeito. Mas o roteiro musical do Porto não fica completo sem uma passagem pela icónica Casa da Música, um espaço inaugurado em 2005 e vocacionado para a programação musical, que promove regularmente concertos de música, desde música clássica a música electrónica, passando por música contemporânea, world music, e pop-rock.

Também é frequente a organização de feiras de artesanato e a apresentação de música e danças populares (folclore), festas populares (sobretudo entre junho e agosto) e a organização de festivais de teatro, música ou cinema. No mês de maio é ainda comum realizar-se a Feira do Livro do Porto, com uma dimensão considerável e com preços apetecíveis.

Muitos destes eventos são de acesso gratuito; quanto aos restantes, há formas de redução de preços. O cartão de estudante e o Cartão Jovem são dois meios que oferecem, frequentemente, descontos nas entradas.

Cinema e Teatro

O Porto dispõe de uma programação cinematográfica bastante alargada, desde salas onde são exibidos filmes do circuito comercial (normalmente nas salas de cinema existentes nos centros comerciais) a salas onde são exibidos filmes de caráter mais independente e alternativo. O Cineclube do Porto e o Cineclube do Norte apresentam sessões especiais, muitas vezes no Rivoli ou na Casa das Artes, que servem também de palco a algumas das sessões do Fantasporto.

A nível de teatros, o Porto conta com o Teatro Rivoli, com o Teatro São João, com o Teatro Carlos Alberto e com o Coliseu do Porto, a maior sala de toda a região norte do país. Para além disso há pequenas salas onde atuam as diferentes companhias de teatro, como a Seiva Trupe, e muitos grupos musicais e recreativos.