O Que Investigamos

O Conhecimento gerado pelos investigadores da Universidade do Porto não fica guardado nos nossos laboratórios e salas de aula. Fazendo jus a uma orientação partilhada por todos os seus centros científicos, a investigação da U.Porto está profundamente comprometida com os grandes desafios científicos e tecnológicos a nível global. Algo que se torna visível num “percurso científico” pelo campus da Universidade, onde, todos os dias, centenas de investigadores trabalham para desenvolver um conjunto de descobertas com impacto direto na sociedade.

Na área das ciências da saúde, são de assinalar os estudos sobre o cancro e doenças neurodegenerativas conduzidos no seio do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), resultado da associação de três dos mais conceituados centros de investigação da Universidade: o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP). Já os centros da Faculdade de Engenharia são referências mundiais em áreas como a robótica ou a biomedicina. E se a Astronomia e a Biodiversidade constituem áreas emergentes, não podem ser esquecidos os trabalhos saídos das faculdades de Desporto e de Nutrição, orientados para a promoção de estilos de vida saudável junto da comunidade.

Em resultado da nossa visão sobre o papel da investigação que produzimos, cada vez mais projetos em curso na Universidade tendem a evoluir para tecnologias de ponta ou projetos empresariais (spin-offs). A investigação produzida pela U.Porto é também um importante foco de cooperação com outras entidades da região, do país e do mundo. São disso exemplo os projetos dinamizados em setores essenciais da economia portuguesa (ciências agrárias e do mar, entre outros), muitas vezes integrados em clusters e associações setoriais; o apoio regular – no âmbito dos centros de investigação mas também de centros de competências especializados – ao nível da gestão das infraestruturas da cidade (transportes, políticas urbanísticas, etc.); ou, no quadro da cooperação internacional, a participação em programas de formação e investigação de excelência em áreas emergentes (ex: programas UT Austin|Portugal, MIT Portugal, entre outros).

Para mais informações sobre Publicações e Patentes da autoria de investigadores da U.Porto, poderá consultar os Resultados da I&D+i da Universidade do Porto. Descubra também os projetos de investigação em que participem membros da comunidade académica U.Porto.

Não deixe igualmente de acompanhar as últimas novidades sobre a produção científica da U.Porto no nosso portal de notícias.