Recursos TIC para a I&D+i

À semelhança do que acontece com os restantes membros da comunidade académica, os docentes e investigadores da U.Porto têm ao seu dispor um conjunto de recursos e serviços na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), especialmente concebidos para suportar as atividades diárias de investigação, desenvolvimento e inovação.

Em qualquer ponto da Universidade, e beneficiando de uma ligação às Internet sem fios a alta velocidade e de um parque informático topo de gama interligado através de tecnologias de computação em grelha, os nossos investigadores podem rapidamente aceder às principais fontes de conhecimento ligadas à Biblioteca Virtual da Universidade. Entre os recursos informacionais ao dispor da comunidade científica incluem-se também o Repositório da U.Porto (onde é possível aceder ao texto integral da produção científica de toda a sua comunidade académica), o Arquivo Digital ou o Fundo Antigo.

Através do Sistema de Informação para a Gestão Agregada de Recursos e Registos Académicos (SIGARRA), os investigadores da U.Porto têm a possibilidade de reservar recursos indispensáveis para o desenvolvimento do seu trabalho (laboratórios ou equipamentos de investigação); registar e divulgar as suas Publicações científicas e os Projetos de investigação em que estão envolvidos; de elaborar curricula e Relatórios de Atividades de forma automática, entre muitas outras potencialidades..

A Universidade do Porto disponibiliza ainda modernos sistemas de Videoconferência e Telepresença disponíveis nos vários pontos do campus universitário.

Para mais informações sobre as TICs ao dispor das atividades de I&D+i da U.Porto, visitem o Portal TIC da Universidade.