A I&D da U.Porto está estruturada com base em Unidades Orgânicas, Unidades de Investigação, Centros de Competências e Funcionais e Institutos de Interface.

Todas estras estruturas compõem o universo de investigação da U.Porto, que abrange uma miríade de áreas de investigação, desde saúde e envelhecimento, a arquitetura, media, cultura, passando por temáticas como mar, astronomia, materiais, química, física, literatura, sociologia, psicologia, tecnologias da informação e comunicação, entre muitas outras. Todas estas estruturas estão empenhadas no desenvolvimento científico e na produção de publicações, projetos e patentes, atribuindo valor à massa crítica da Universidade.

No ecosistema da U.Porto, o Conselho Coordenador da I&D+I assume um papel de grande relevância. Criado pelo despacho reitoral GR 02/07/2012, de 3 de julho de 2012, o Conselho Coordenador da I&D+I da U.Porto assume-se como um espaço de diálogo, facilitador de uma maior cooperação entre os diversos centros e institutos de l&D+i e entre estes e as unidades orgânicas da U.Porto. Cabe-lhe ainda assegurar uma contínua melhoria da qualidade da I&D realizada na U. Porto.