Apesar do aumento dos preços depois da introdução do Euro, Portugal, e o Porto em particular, continua a proporcionar um custo de vida baixo, quando comparado com as cidades da maior parte dos países da Europa comunitária. 

Do alojamento à alimentação, passando pelos transportes e pela vida cultural, encontrarás no Porto várias soluções "low cost" que vão ajudar-te a controlar o orçamento, sem prejuízo de uma vivência plena de tudo o que a cidade tem para oferecer. Para ajudar-te a poupar ainda mais, a Universidade oferece-te também várias opções de alojamento e de alimentação de qualidade, a preços acessíveis, numa das residênciascantinas, restaurantes, snack-bares e espaços grill que existem nos vários polos do campus.

Abaixo deixamos-te algumas referências indicativas sobre o custo de vida médio mensal para um estudante no Porto, bem como os preços aproximados de alguns produtos.

Conta bancária

De forma a evitar o pagamento de taxas elevadas por levantamentos de contas estrangeiras, é aconselhável que os estudantes abram uma conta bancária em Portugal. Por outro lado, os cartões de crédito estrangeiros podem nem sempre ser aceites.

Abrir uma conta bancária é bastante simples. Basta dirigir-se ao banco pretendido apresentar o passaporte ou bilhete de identidade internacional, um endereço em Portugal e um número fiscal Português, o qual pode ser obtido na Loja do Cidadão.

A Universidade do Porto tem um acordo com o Banco Santander Totta que garante condições e vantagens especiais aos estudantes que abram conta naquele banco.