Apesar de o número de cursos da U.Porto lecionados em inglês ter vindo a aumentar de ano para ano, os nossos estudantes internacionais devem procurar, após chegarem ao Porto, ou mesmo antes de partirem, obter conhecimentos de língua portuguesa. Isto é especialmente importante, não só porque a maioria das disciplinas dos cursos da U.Porto é lecionada em português, mas também porque essa aprendizagem é uma das maiores vantagens de estar na Universidade: a possibilidade de aprender a terceira língua europeia mais falada no mundo, com cerca de 200 milhões de falantes.

A U.Porto promove, através da sua Faculdade de Letras, diversos cursos de português, em diferentes modalidades. Os estudantes estrangeiros da U.Porto podem acompanhar, por exemplo, um dos cursos intensivos (60 horas) de iniciação à língua portuguesa, que funcionam em setembro e em fevereiro.

Durante o mês de julho é organizado, também na Faculdade de Letras, um Curso de Verão de Cultura e Língua Portuguesa para Estrangeiros. O curso, lecionado em quatro níveis (iniciação, elementar, intermédio e avançado), inclui algumas visitas guiadas.

Todos os anos, a FLUP organiza ainda um Curso de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros. Este curso, que decorre entre outubro e junho, encontra-se estruturado em cinco níveis (iniciação, elementar, intermédio, avançado e superior), e é complementado por visitas de estudo que visam proporcionar aos estudantes um contacto com aspetos socioculturais.

A inscrição no Curso Intensivo de Português e no Curso de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros prevê descontos especiais para os estudantes que estejam na U.Porto ao abrigo do Programa Erasmus +. A Faculdade de Letras leciona ainda outros cursos de línguas, vários deles intensivos, no âmbito da formação contínua.

Contactos:

Gabinete de Português para Estrangeiros
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n, 4150-564 Porto
Piso 0, sala 074
Telefone: (+351) 22 607 7165
Email: ple@letras.up.pt
Mais informações