Localizada num ponto estratégico do globo, que lhe permite ser uma ponte de ligação entre os diferentes continentes, a Universidade do Porto assume um papel de relevo no quadro da cooperação internacional no Ensino Superior, sendo parceira privilegiada nas mais diversas redes, projetos e parcerias à escala global.

Focada na criação de oportunidades para estudantes, professores e investigadores, mas também no lançamento de plataformas colaborativas no campo do ensino e da investigação científica, a estratégia da U.Porto passa pela promoção do diálogo com universidades de todo o mundo. Muitas destas atividades são desenvolvidas no âmbito das redes de universidades a que a U.Porto pertence, ou por via de centenas de acordos de cooperação bilateral firmados com universidades dos cinco continentes, em especial da Europa, América do Sul, Ásia e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Paralelamente, participamos e, em muitos casos, lideramos dezenas de projetos inseridos em programas e consórcios internacionais destinados ao apoio à mobilidade no Ensino Superior e ao lançamento de programas de cooperação ao nível do Ensino, da investigação e do desenvolvimento tecnológico. A U.Porto é, por exemplo, detentora da Carta Erasmus para a Educação Superior (ECHE), que enquadra as atividades de cooperação internacional desenvolvidas pelas instituições de ensino superior europeias no âmbito do conhecido programa Erasmus+.

Por estas razões, a U.Porto é um parceiro estratégico reconhecido no contexto da cooperação internacional, facto para o qual contribui também o crescente número de programas de formação lecionados em conjunto com universidades parceiras. A cooperação da U.Porto com outras universidades europeias e latino-americanas é ainda visível sob a forma da assinatura de acordos para a atribuição de graus conjuntos/duplos diplomas e doutoramentos em regime de co-tutela.

Para o desenvolvimento da sua estratégia de internacionalização, a Universidade dispõe de um Serviço de Relações Internacionais - sediado na Reitoria - que, em articulação com outros serviços análogos existentes nas nossas escolas, assegura a coordenação e o desenvolvimento das ações de cooperação internacional da U.Porto.

Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 041 / (+351) 220 408 034
E-mail: international@reit.up.pt
Horário de Atendimento: Segunda e quarta-feira, das 14h00 às 17h30; terça e quinta-feira, das 9h00 às 13h00 [agendar uma visita]