Formas de Colaboração

A Universidade do Porto dispõe de um conjunto alargado de valências e recursos de I&D e inovação que podem ser colocadas ao serviço das empresas e outras organizações.

Entre outras capacidades, as empresas encontram nas escolas e centros de investigação da U.Porto investigadores e competências que podem contribuir para os seus projetos de I&D e inovação. Encontram tecnologias, know-how e resultados de I&D que potenciarão novos processos, produtos e serviços. Encontram estudantes qualificados que trabalharão para o aumento da sua competitividade. Encontram laboratórios, equipamento e pessoal especializado para a realização de testes, análises, experiências e outros trabalhos técnicos e científicos.

É do diálogo entre as Empresas e a U.Porto que as partes decidirão a melhor forma de concretizarem a parceria de I&D e inovação, para benefício mútuo. O trabalho de interface entre Empresas e a Universidade é feito pela U.Porto Inovação e por outras estruturas análogas que atuam localmente nas nossas escolas e centros de I&D. Esse trabalho é complementado pela informação às empresas sobre as oportunidades de financiamento à I&D e inovação.

Como forma de aproximar e alargar a rede de contactos entre a comunidade científica e o setor económico empresarial, a U.Porto Inovação promove as sessões A2B (A de Academia, B de Business). Através destas iniciativas procura-se dar a conhecer aos investigadores da U.Porto e de Institutos associados as necessidades de I&D das empresas. Por outro lado, são uma oportunidade para apresentar as competências de I&D e inovação da Universidade relacionadas com as atividades dessas empresas.

Como colaborar com a U.Porto?

Para mais informações sobre o Interface Empresas-Universidade da U.Porto, contacte a U.Porto Inovação através do e-mail upin@reit.up.pt, ou do telefone (+351) 220 408 077.