Inovação

UMA UNIVERSIDADE DE VALOR ACRESCENTADO

Palco de formação de alguns dos mais importantes cientistas, empresários e empreendedores portugueses, a Universidade do Porto combina elevados índices de produção científica com uma aposta continuada na valorização económica das suas atividades de investigação. Na verdade, Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) caminham lado a lado na estratégia que a U.Porto gizou com o intuito de promover o desenvolvimento socioeconómico da cidade, da região Norte e do país, foco da Terceira Missão da Universidade.

Desta dinâmica, traduzida no desenvolvimento de projetos de investigação aplicada, no apoio à transferência de tecnologia e na criação de valor para as empresas através de serviços de I&D+i, têm resultado produtos e serviços de excelência. O leque de inovações “made in U.Porto” com sucesso comprovado nos mercados nacional e internacional atravessa áreas tão variadas como as engenharias, as ciências naturais ou as ciências biomédicas, entre outros exemplos do compromisso que liga a investigação da Universidade ao tecido produtivo, tendo em vista os fatores de competitividade da economia do conhecimento: capital humano, inovação, criatividade, ciência e tecnologia.

Por tudo isto, a U.Porto é uma instituição de portas abertas às empresas e a outros organismos interessados em colaborar com os nossos investigadores, aplicando a marca da Universidade a descobertas e invenções reconhecidas internacionalmente. É nesse âmbito que atuam estruturas como a U.Porto Inovação, organismo que apoia toda a cadeia de I&D e inovação da U.Porto, desempenhando ainda um importante papel no interface entre a Universidade e as empresas.

Mas a U.Porto é, ela própria, um berço de inovação. O epíteto confunde-se com o Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), uma estrutura onde cabem hoje mais de 100 projetos empresariais de cariz tecnológico, científico e criativo e 30 centros de inovação nos mais variados domínios do saber. Centro nevrálgico da estratégia de valorização do conhecimento da Universidade, o UPTEC promove a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa e aposta na atração de centros de inovação de empresas nacionais e internacionais. 

A U.Porto tem vindo a afirmar-se igualmente como o espaço ideal para que novos talentos possam transformar ideias brilhantes em iniciativas empreendedoras. Para isso, dispomos de múltiplas iniciativas que respondem à emergência de uma nova geração de empreendedores altamente qualificados e cujo conhecimento é convertível em projetos empresariais inovadores.

Em resumo, não é de estranhar que as atividades de apoio à Inovação e ao Empreendedorismo desenvolvidas pela U.Porto sejam reconhecidas um pouco por todo o mundo. A nível nacional, a Universidade já conquistou duas edições do “Prémio Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo”, atribuído pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação. Já em 2013, o UPTEC foi distinguido com o Prémio RegioStars, galardão internacional que reconhece boas práticas de desenvolvimento regional.

Venham arriscar connosco!