Iniciação à Investigação
Estudantes da U.Porto durante o Encontro anual do IJUP

Tendo como objetivo o enriquecimento da formação administrada nos seus diferentes cursos, bem como o despertar de vocações para a investigação científica, a Universidade do Porto procura, desde muito cedo, desafiar os seus estudantes a participar em atividades de I&D. É nesse contexto que surge o programa de iniciação à investigação da U.Porto (IJUP Projetos Pluridisciplinares), uma iniciativa pioneira em Portugal, especialmente destinada aos nossos estudantes de pré-graduação.

Ao participarem neste programa, os estudantes/potenciais futuros investigadores da Universidade têm a oportunidade de contactar com as metodologias de criação de conhecimento através do desenvolvimento de projetos de investigação com caráter pluridisciplinar, em ligação direta com os centros de I&D da U.Porto e, nalguns casos em contexto empresarial. Ao mesmo tempo, procura-se estimular a abertura destes grupos à comunidade, favorecendo contactos futuros com os participantes no programa ou as suas entidades empregadoras.

Todos os anos, os estudantes envolvidos no IJUP (mas não só) têm a possibilidade de apresentar e discutir os resultados dos estudos em que participaram no âmbito de projetos de iniciação à investigação. Estes encontros científicos costumam realizar-se na segunda quinzena de fevereiro, no Edifício Histórico da U,Porto, e são abertos a outras entidades parceiras, nacionais e estrangeiras.