Equipa Reitoral da U.Porto 2014-2018
Equipa reitoral da U.Porto para o quadriénio 2014-2018, liderada por Sebastião Feyo de Azevedo (ao centro).

A governação da Universidade do Porto é assegurada por um conjunto de Órgãos de Governo aos quais assistem competências específicas. São eles:

O Reitor

O Reitor é o órgão superior de governo e de representação externa da Universidade. Cabe-lhe conduzir a política da Universidade e presidir ao Conselho de Gestão, ao Senado e assumir, para além das competências próprias, todas as competências que, por lei ou pelos estatutos, não sejam atribuídas a outras entidades da Universidade.

Eleito pelo Conselho Geral da U.Porto, de entre professores ou investigadores da Universidade, ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, o Reitor é coadjuvado por Vice-Reitores, Pró-Reitores (todos juntos, perfazem a Equipa Reitoral) e pelo Administrador.

Eleito a 30 de abril de 2014, o Professor Sebastião Feyo de Azevedo é o Reitor da U.Porto para o quadriénio 2014-2018. Integram ainda a equipa reitoral os Vice-Reitores José Manuel Martins Ferreira (Gestão de informação, tecnologias educativas, qualidade e melhoria contínua), Maria de Fátima Marinho (Relações externas e cultura), Maria João Ramos (Investigação e desenvolvimento), Pedro Teixeira (Formação e Organização Académica), Rui Jorge Ramos (Património edificado, desenvolvimento sustentável e bem-estar); e os Pró-Reitores Carlos Brito (Gabinete do Reitor, incluindo relações com empresas, inovação e empreendedorismo), Fernando Remião (Inovação pedagógica e desporto), Manuel Fontes de Carvalho (Relações estudantis, dimensão social do apoio aos estudantes e empregabilidade) e João Ribeiro (Planeamento estratégico e participações empresariais).

Para acompanhar a atividade do Reitor, visite o site oficial do Reitor da U.Porto
Mais informações

Conselho de Curadores

Ao Conselho de Curadores compete aprovar os Estatutos da Universidade, homologar as deliberações do Conselho Geral relativas à designação e destituição do Reitor, ou nomear e destituir o Conselho de Gestão. Cabe-lhe ainda propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, e, ainda, homologar as deliberações do Conselho Geral relativas a aprovação de planos estratégicos, de ação e as linhas gerais de orientação da instituição, aprovação dos planos anuais de actividades e apreciação do relatório anual das atividades da instituição, aprovação da proposta de orçamento e das contas anuais .
Mais informações

Conselho Geral

O Conselho Geral decide sobre os Estatutos da Universidade, cabendo-lhe ainda eleger, nomear o gabinete de Provedoria da Universidade e propor ao Governo o elenco de Curadores da U.Porto.
Mais informações

Conselho de Gestão

O Conselho de Gestão conduz a gestão administrativa, patrimonial e financeira, bem como a gestão dos Recursos Humanos da Universidade do Porto.
Mais informações

Senado

O Senado é um órgão consultivo que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as Unidades Orgânicas na sua gestão. O Senado pode funcionar em plenário ou em comissões ad-hoc conforme previsto no seu regulamento.
Mais informações

Provedoria

A Provedoria defende e promove os direitos e interesses legítimos de toda a comunidade académica da Universidade do Porto. O gabinete de Provedoria é constituído pelo Provedor do Docente e Investigador, pelo Provedor do Funcionário não docente e não investigador e pelo Provedor do Estudante.
Mais informações

Fiscal Único

O Fiscal Único (ROC) é designado por despacho conjunto do ministro responsável pela área das finanças e do ministro da tutela, ouvido o Reitor. Compete-lhe controlar a legalidade, regularidade e boa gestão financeira e patrimonial da Universidade.
Mais informações

Saiba mais sobre o Governo da U.Porto.