Saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho: c)

Profissionais

Seja bem-vindo à U.Porto! Neste espaço encontrará as respostas que precisa para melhorar o seu curriculum com a ajuda da Universidade. Estamos à sua espera!

Já estou inserido no mercado de trabalho. O que é que a U.Porto tem para me oferecer?

Tudo o que pode esperar de uma das 150 melhores universidades europeias da atualidade. Com uma oferta de cursos orientada para diferentes vocações e perspetivas profissionais, as 14 faculdades e a business school da U.Porto proporcionam o ambiente ideal para continuar a crescer pessoal e profissionalmente. A este esforço junta-se o trabalho de dezenas de unidades de investigação que, em cooperação com instituições parceiras de todo o mundo, fazem da U.Porto um dos maiores centros de inovação nacionais. Se tem dúvidas, venha conhecer o nosso campus e descobrir o que é “ser U.Porto” com a nossa comunidade.

Sou licenciado/a mas gostava de fazer um mestrado ou doutoramento. Porque devo escolher a U.Porto?

Outrora um privilégio ao alcance de poucos, a formação pós-graduada é hoje condição quase imprescindível para competir num mercado de trabalho cada vez mais exigente. Na U.Porto, encontrará essa mais-valia traduzida num leque de programas de 2.º Ciclo (mestrado) e 3.º Ciclo (doutoramento) que abrangem praticamente todas as áreas do saber. Encontrá-la-á também nas nossas faculdades e centros de investigação, através de estruturas de apoio ao ensino e à investigação de excelência, e beneficiando do contacto com um corpo docente e científico que o ajudará a potenciar ao máximo as suas capacidades.


O que devo fazer para ingressar na U.Porto?

A candidatura aos cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) ou Mestrado Integrado da U.Porto é efetuada através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público (regime geral e regimes especiais), ou dos diferentes concursos especiais promovidos pela Universidade. Para os ciclos de estudo de pós-graduação (mestrados e doutoramentos), as condições de candidatura são definidas por cada faculdade da Universidade. Pode encontrar mais informações na área de Candidaturas, ou junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP), localizado no edifício da Reitoria.

Voltar ao topo

Para ingressar num curso de 1º Ciclo (Licenciatura) ou Mestrado Integrado da U.Porto, tenho que ter terminado agora o ensino secundário?

Não. Em paralelo com o regime geral de acesso ao Ensino Superior Público, a U.Porto, em articulação com a Direção Geral do Ensino Superior, disponibiliza um conjunto de concursos e regimes especiais destinados a públicos com condições habilitacionais variadas. Entre eles incluem-se os Maiores de 23 anosTitulares de Cursos de Especialização Tecnológica (CET)Titulares de Licenciatura em Área AdequadaTitulares de Outros Cursos Superiores (TOCS) ou Titulares do Grau de Licenciado para Acesso no Curso de Medicina. Saiba mais sobre estas oportunidades na área de Candidaturas, ou junto do GAES-UP.

Voltar ao topo

O que vale um curso da U.Porto no mercado de trabalho?

Os números falam por si. De acordo com os últimos estudos realizados pelo Observatório de Emprego da U.Porto, a taxa de empregabilidade dos diplomados da U.Porto que concluíram o seu curso na Universidade há mais de cinco anos é superior a 80%.

De resto, mais detade nunca passou por uma situação de desemprego depois de ter entrado no mercado de trabalho. Para este sucesso contribuem em muito as diversas estruturas de apoio ao emprego que, dentro da U.Porto, apoiam todo o processo de inserção profissional dos nossos estudantes recém-graduados.

Assumindo o seu papel de ponte para o mercado de trabalho, a Universidade e as suas faculdades acompanham ainda a progressão profissional dos diplomados através da promoção de oportunidades de emprego/formação/investigação, da disponibilização de serviços de gestão de carreira, ou da realização de inquéritos de empregabilidade promovidos pelo Observatório de Emprego da U.Porto.

Voltar ao topo

Gostava de voltar a estudar mas acho que não tenho tempo nem idade para o fazer. Há espaço para mim na U.Porto?

Unidade de Educação Contínua

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto

E-mail: educacao.continua@reit.up.pt

Tel: 22 040 8053/381

Claro. E a resposta multiplica-se pelos mais de 300 cursos que a Universidade promove, todos os anos, no campo da Educação Contínua. Mais curtos, flexíveis e acessíveis do que os cursos de grau, mas beneficiando da mesma qualidade pedagógica que constitui o ADN do ensino da U.Porto, muitos destes programas funcionam em regime pós-laboral e são especialmente orientados para as necessidades de quem já está integrado no mercado de trabalho. Quer abrir os seus horizontes aprendendo Árabe ou Japonês? E que tal testar as suas capacidades de gestor de topo num dos mais prestigiados MBA’s do mundo? O difícil é mesmo escolher!

Voltar ao topo

A Universidade oferece cursos a distância?

Algumas das faculdades da U.Porto já oferecem a modalidade de e-learning em vários dos seus cursos de educação contínua. Também encontra cursos de curta duração em regime de e-learning e blended-learning na unidade de Tecnologias Educativas, vocacionados para o desenvolvimento das competências tecnológicas de professores. No caso das licenciaturas, mestrados integrados, mestrados e doutoramentos, a Universidade do Porto mantém-se fiel aos modelos de ensino tradicionais, privilegiando o contacto presencial estudante-docente, sem descurar a introdução de tecnologias educativas nos seus processos pedagógicos. Para mais informações consulte o nosso portal de e-Learning.

Voltar ao topo

Os cursos da Universidade funcionam em
regime pós-laboral?

Os cursos de 1º Ciclo (licenciatura) e Mestrado Integrado da U.Porto funcionam exclusivamente em regime laboral. Contudo, poderá solicitar o estatuto de Trabalhador Estudante e beneficiar de condições especiais para completar os seus estudos com sucesso, sem prejuízo da sua atividade profissional. Ao nível do ensino pós-graduado, há vários cursos lecionados em regime pós-laboral ou misto. Para mais informações, deverá informar-se junto da faculdade da U.Porto que pretende frequentar.

Voltar ao topo

Quero desenvolver uma ideia de negócio por conta própria. Podem ajudar-me?

Acha que tem “aquela” grande ideia e não sabe como pô-la em prática? Tem um projeto estabelecido e gostava de lhe dar força por via da criação de uma startup inovadora? Na U.Porto procuramos estimular estas iniciativas através das várias estruturas de apoio à inovação e ao empreendedorismo que colocamos ao dispor de toda a comunidade. Descubra as potencialidades do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), onde encontrará apoio especializado para criar e construir um negócio de sucesso. Se for  estudante ou antigo estudante, pode também participar no iUP25k, o nosso concurso de ideias de Negócio, ou juntar-se ao Clube de Empreendedorismo da U.Porto. ARRISQUE!

Tenho que ser estudante/antigo estudante da U.Porto para ter lugar no UPTEC?

Não. O processo de incubação do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto é aberto a TODOS os empreendedores que estejam a frequentar ou tenham completado formação de nível superior, acreditem no potencial da sua ideia e possuam competências para executá-la, ou que, tendo constituído uma empresa recentemente, procurem um ecossistema inovador para faze-la crescer. Se reúne estas condições, envie-nos uma descrição do seu projeto e aguarde pela nossa resposta!

apply@uptec.up.pt

Voltar ao topo

Que oportunidades profissionais é a que a Universidade me pode proporcionar?

Visando o reforço permanente dos seus quadros com profissionais de elevada qualidade, as faculdades, centros de investigação e outros organismos da U.Porto lançam, regularmente, concursos para a atribuição de bolsas e ofertas de recrutamento destinadas a docentes, investigadores e outros profissionais.

Para se manter a par destas oportunidades, esteja atento às páginas daquelas unidades, ou visite a secção de Oportunidades do portal de notícias da U.Porto.

Voltar ao topo


Como posso manter-me a par do que acontece na Universidade?

Para acompanhar o dia-a-dia da U.Porto, convidamo-lo a visitar os diferentes suportes informativos da Universidade. Para além deste website, não deixe de acompanhar o nosso portal noticioso e de nos seguir no Facebook, no Twitter , no Instagram ou no Youtube!

Back to top

Tem outras perguntas a fazer?

Envie-nos as suas dúvidas e sugestões para o endereço de e-mail info@up.pt. Responderemos logo que possível.

Voltar ao topo

info@up.pt