Saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho: c)

PRÉ-UNIVERSITÁRIOS

Olá, bem-vindo(a) à U.Porto! esta área podes encontrar todas as respostas que precisas de saber sobre aquela que queremos que seja a tua Universidade no futuro. Esperamos ajudar-te e inspirar-te!

Porque devo candidatar-me à U.Porto para os meus estudos universitários?

Com mais de um século de história, a U.Porto é a universidade mais procurada pelos estudantes que acabam o ensino secundário em Portugal, estando classificada entre as 150 melhores instituições de Ensino Superior da Europa. Se procuras uma universidade moderna, ambiciosa, aberta ao mundo e capaz de te proporcionar uma formação de qualidade e uma experiência académica sem paralelo em Portugal, chegaste ao sítio certo. Vem descobrir por ti próprio!

Voltar ao topo

Que cursos posso seguir?

Da Arquitetura às Ciências Naturais, da Biologia às Belas Artes, sem esquecer a Medicina, as Engenharia, a Economia ou as Letras, os cursos da U.Porto dão resposta a praticamente todas as vocações. Se tens um sonho, o mais provável é que o possas realizar nas 15 escolas que integram o nosso campus universitário.

Mas não é só a diversidade de cursos, única em Portugal, que faz da U.Porto a opção ideal para a construção de um percurso de excelência. Abrangendo todos os ciclos de estudo - 1º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado, 2º Ciclo (Mestrado) e 3º Ciclo (Doutoramento),- a oferta formativa da Universidade permite-te desenvolver uma carreira académica de elevada qualidade. Pelo meio, desafia os teus pais e familiares a atualizar os seus conhecimento num dos muitos cursos de Educação Contínua que a Universidade oferece a toda a comunidade.

O que devo fazer para ingressar na U.Porto?

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto

E-mail: acesso.es@reit.up.pt

Tel: 220 408 237

Horário de atendimento:
de 2.ª a 6.ª das 10h às 16h.

Se estás ou vais terminar em breve o ensino secundário, o acesso ao 1.º ano dos cursos de 1.º ciclo (Licenciatura) ou Mestrado Integrado da U.Porto – bem como de qualquer universidade pública em Portugal - é efetuado, por candidatura (online), através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público. A candidatura pode também ser feita ao abrigo do Regime Geral de Acesso (que inclui o contingente geral e os contingentes especiais), ou dos regimes especiais do concurso.

Podes encontrar mais informações na área de Acesso e Ingresso deste site ou junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na U.Porto, situado no edifício da Reitoria.

Voltar ao topo


Para entrar na U.Porto é fundamental ter terminado agora o ensino secundário?

Não. Para além do regime geral do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público, a U.Porto, em articulação com a Direção Geral do Ensino Superior, disponibiliza um conjunto alargado de concursos e regimes especiais de acesso destinados a diferentes públicos. Descobre estas oportunidades na área de Acesso e Ingresso na Universidade do Porto, ou junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na Universidade do Porto, situado no edifício da Reitoria.

Voltar ao topo

O ensino da U.Porto é muito exigente?

 

Na Universidade do Porto fazemos da exigência uma cultura mas, sobretudo, um meio para que os estudantes possam explorar todo o seu potencial. Como resultado, a U.Porto é frequentada pela mais rica comunidade académica do país,fruto da combinação dos melhores estudantes, de um corpo docente e científico altamente qualificado e de uma comunidade Alumni sempre presente na vida da Universidade. Tudo isto num campus que se prolonga por toda a cidade - e para além dela -, onde não faltam infraestruturas capazes de te garantir a melhor experiência académica, social e cultural.

Voltar ao topo

Estudar na U.Porto é uma mais-valia para entrar no mercado de trabalho?

Sim. De acordo com os últimos estudos realizados pelo Observatório de Emprego da U.Porto, a taxa de empregabilidade dos diplomados que concluíram o seu curso na Universidade há mais de cinco anos é superior a 80%, mais de metade da média nacional. Entre estes, mais de metade nunca estiveram em situação de desemprego e cerca de metade arranjou emprego nos primeiros três meses logo após a conclusão da licenciatura!

Mas ao optares pela U.Porto, não estás “apenas” a garantir uma formação de qualidade, amplamente reconhecida no mercado de trabalho. Para que não percas as melhores oportunidades, pomos ao teu dispor várias estruturas de apoio ao emprego à integração profissional. A estas estruturas cabe também a organização de feiras de emprego em que os estudantes são colocados em contacto direto com as muitas empresas nacionais (e não só...) que todos os anos vêm fortalecer os seus quadros com os nossos diplomados.

Na U.Porto, não nos contentamos, contudo, em formar profissionais. Queremos formar líderes e pessoas que façam a diferença. Por isso mesmo, incentivamos-te a explorares os teus talentos e a coloca-los ao serviço da comunidade na forma de uma ideia de negócio. É para isso que a U.Porto vem apostando no incentivo ao empreendedorismo jovem, apoiando os nossos estudantes a criar as suas próprias iniciativas empresariais.

Arrisca!

Voltar ao topo

Não sou do Porto e tenho receio de estudar longe de casa...

Na Universidade do Porto fazemos questão de proporcionar as melhores condições ao serviço do sucesso académico dos nossos estudantes, independentemente da sua origem ou condição socioeconómica. Do alojamento à alimentação, sem esquecer as estruturas de integração académica e apoio ao ensino, o nosso campus integra um amplo conjunto de equipamentos (cantinas, residências universitárias, espaços desportivos, etc.) que vão facilitar a tua experiência. Para os estudantes com maiores carências sociais, os Serviços de Ação Social da U.Porto disponibilizam um leque alargado de bolsas de estudo. O resto, cabe-te a ti explorar, inspirado na qualidade da Universidade e na hospitalidade de uma cidade única, eleita, por três vezes, como o “Melhor Destino Europeu”.

Voltar ao topo

Gostava de seguir uma carreira como cientista.
A U.Porto é uma boa opção?

Sim. Afirmando o estatuto de Universidade de investigação, a U.Porto é hoje a instituição que mais Ciência produz em Portugal, fruto do trabalho desenvolvido nos nossos centros de investigação por centenas de investigadores preocupados em dar resposta às necessidades da sociedade. Se queres construir uma carreira científica de sucesso, a U.Porto é o sítio certo…

Na verdade, desde o início do seu percurso académico que os nossos estudantes são desafiados a desenvolver os seus trabalhos de investigação lado a lado com alguns dos mais cotados cientistas nacionais. Participa nos nossos programas de investigação na pré-graduação e terás a oportunidade de mostrar os teus trabalhos no IJUP, um evento que, anualmente, reúne todos os jovens investigadores da Universidade!

Voltar ao topo

Ouvi falar do programa Erasmus e também gostava de experimentar estudar no estrangeiro. A U.Porto permite-me fazê-lo?

Sim, e não apenas através do programa Erasmus, vocacionado para a mobilidade estudantil entre instituições do ensino superior europeu. Devido ao papel estratégico que desempenha no universo das instituições do Ensino Superior a nível internacional, a U.Porto tem desenvolvido centenas de acordos de cooperação no sentido de promover o intercâmbio académico com as melhores universidades do planeta. Não é por acaso que, só em 2014/2015, mais de 3500 estudantes e investigadores de todo o mundo escolheram a U.Porto para completar o seu ciclo de estudos ou para um período de mobilidade, número que representa 13% de toda a comunidade U.Porto!

Voltar ao topo


O que posso fazer na Universidade para além de estudar?

A experiência de “ser U.Porto” vai muito para além das salas de aulas e dos laboratórios. Integrada numa cidade com uma vida académica intensa, a U.Porto garante-te a melhor experiência académica em Portugal.

Pratica desporto com os melhores atletas universitários do país, junta-te aos grupos do Orfeão Universitário, ou segue o exemplo dos mais de 1000 estudantes da Universidade que participam em programas de voluntariado… Não te vão faltar oportunidades de viver a Universidade de forma plena e inesquecível.

Voltar ao topo

O QUE POSSO FAZER NA UNIVERSIDADE PARA ALÉM DE ESTUDAR?
O QUE POSSO FAZER NA UNIVERSIDADE PARA ALÉM DE ESTUDAR?
O QUE POSSO FAZER NA UNIVERSIDADE PARA ALÉM DE ESTUDAR?

Como posso conhecer a Universidade do Porto?

A U.Porto orgulha-se de abrir regularmente as portas das suas escolas e centros de investigação a milhares de crianças e jovens do ensino básico ao secundário, com o objetivo de lhes proporcionar uma experiência nos corredores do Ensino Superior. Visita a Mostra da U.Porto, aventura-te na Universidade Júnior, participa nos Dias Abertos promovidos pelas nossas escolas e ficarás com uma ideia do que te espera na melhor universidade portuguesa!

Voltar ao topo

A U.Porto pode vir à minha escola?

É possível. A U.Porto desloca-se regularmente a escolas de todo país, mas principalmente da zona Norte e Centro Norte, para participar em feiras escolares de divulgação de oferta formativa no ensino Superior. Os pedidos de representação devem ser feitos através do email...

Voltar ao topo

escolas@up.pt

O que é a Universidade Júnior?

A Universidade Júnior (U.JR.) é o maior programa de ensino pré-universitário lecionado em Portugal. Se estás curioso, junta-te aos mais de 5000 alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário (excetuando o 12º ano) de todo o país que, todos os anos, entre junho e setembro, escolhem a U.Porto como destino favorito para as férias de verão. Ao longo de uma semana (ou mais) poderás explorar as várias áreas de ensino e investigação da Universidade, e quem sabe, encontrar a tua vocação na companhia dos nossos estudantes, professores e investigadores. Descobre mais em...

Universidade Junior

Voltar ao topo

A minha família pode ir à Universidade?

Sim. Fazendo da ligação à comunidade um dos principais vetores da sua missão, a U.Porto é uma instituição aberta a todos os que a procuram. Traz a tua família à Mostra da Universidade. Venham descobrir os tesouros guardados nos nossos museus. Visitem as exposições patentes no edifício da Reitoria, “casa mãe” da Universidade.

Não percam um passeio ao Jardim Botânico. Viajem connosco no Planetário do Porto. E pelo meio, passem pela Loja da U.Porto, onde vão encontrar uma oferta alargada de produtos originais, muitos dos quais com a chancela da Universidade.

De resto, a própria oferta formativa da U.Porto está pensada para que os teus pais e até os teus avós possam regressar aos bancos da escola através de workshops e de centenas de cursos de Educação Contínua pensados para todas as idades e ambições profissionais. Na Universidade nunca é tarde para aprender mais!

Voltar ao topo


Exposições na U.Porto

Como posso manter-me a par do que acontece na Universidade?

Para acompanhares o dia-a-dia da U.Porto, convidamos-te a visitar os diferentes suportes informativos da Universidade. Para além do nosso site, não deixes de acompanhar o nosso portal noticioso e de nos seguir no Facebook, no Twitter , no Instagram ou no Youtube!

Voltar ao topo

Queres outra razão para escolher a U.Porto?

Posicionada entre as 150 melhores universidades da Europa segundo os mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior a, U.Porto é uma universidade ambiciosa, que tem como grande objetivo afirmar-se entre as 100 melhores universidades do mundo até 2020. Ajuda-nos a consegui-lo!

Voltar ao topo

Tens outras perguntas a fazer?

Envia-nos as tuas dúvidas para o endereço de e-mail info@.up.pt. Responderemos logo que possível.

info@up.pt

Voltar ao topo