Saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho: c)

ESTUDANTES DA U.PORTO

Acabas de entrar na U.Porto e sentes-te “perdido”? Pretendes realizar um período de mobilidade no estrangeiro e não sabes como? Estás a acabar o curso e não sabes o que te espera lá fora? Nesta área, damos-te as respostas que precisas. Esperamos ajudar-te!

Acabo de entrar na U.Porto. E agora?

Olá. Sê bem-vindo à Universidade do Porto! Se chegaste agora até nós, estás a iniciar a tua aventura na universidade preferida dos candidatos ao Ensino Superior em Portugal e uma das 150 melhores da Europa. Ao entrares na U.Porto, és um dos privilegiados que, anualmente, chegam às nossas escolas na expectativa de obter a melhor formação nos diferentes ciclos de ensino e áreas do conhecimento. Para além de um ensino de qualidade, potenciado por um campus que se expande por toda a cidade e para além dela, a U.Porto oferece-te um conjunto de serviços e ferramentas que vão facilitar a tua rápida integração na vida universitária. Não deixes por isso de participar nas atividades de acolhimento promovidas pela Universidade e pela tua escola. Para saber mais, consulta, a qualquer altura, o Guia do Novo Estudante da U.Porto. Boa sorte!


Quando é que começa / termina o ano académico?

O ano letivo na U.Porto arranca normalmente em meados de setembro e encerra no final de setembro do ano seguinte. Podes encontrar todas as datas mais importantes do ano académico em curso no calendário escolar da U.Porto. Para informações mais específicas, consulta o calendário da tua faculdade.

Voltar ao topo

Quero mudar de curso / obter o estatuto de trabalhador estudante / resolver uma dúvida sobre o meu curso. Quem pode ajudar-me?

Podes esclarecer todas as dúvidas relacionadas com o teu percurso académico junto dos serviços académicos da tua faculdade. Para informações mais genéricas, podes também entrar em contacto com a unidade de Formação e Organização Académica (FOA) da Reitoria da Universidade do Porto, através do endereço formacao@reit.up.pt ou do telefone (+351) 22 040 80 81.

Voltar ao topo

O que são créditos ECTS?

  • Educação Contínua
  • 0 a 30 créditos ECTS: cursos livres e de formação contínua; a partir de 30 créditos ECTS: cursos de especialização e estudos avançados

O ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é um instrumento usado para avaliar o volume de trabalho que desenvolves numa unidade curricular do teu curso, facilitando o reconhecimento do teu trajeto académico em Portugal e no resto da Europa.

Na U.Porto, um crédito ECTS corresponde a 27 horas de trabalho do estudante (aulas, sessões de orientação tutorial, estágios, trabalhos, etc.). Descobre no Glossário Académico da U.Porto o significado deste e de outros termos que te podem ser úteis.

Voltar ao topo

Quero candidatar-me a uma bolsa de estudo. O que devo fazer?

Os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) atribuem anualmente milhares de bolsas de estudo destinadas a estudantes da Universidade que demonstrem ser economicamente carenciados. Paralelamente, a U.Porto atribui bolsas de mérito aos estudantes com melhores resultados académicos. Para mais informações, contacta os SASUP ou os serviços de apoio ao estudante da tua faculdade.

Voltar ao topo


Preciso de alojamento.
A Universidade pode ajudar-me?

Sim. Se estás longe de casa, o campus da U.Porto coloca ao teu dispor nove residências universitárias com capacidade para acolher cerca de 1200 estudantes de licenciaturas, mestrados ou mestrados integrados. No processo de seleção é dada preferência a estudantes bolseiros dos Serviços de Ação Social da U.Porto. Para mais informações sobre alojamento na U.Porto, contacta os SASUP ou os serviços de apoio ao estudante da tua faculdade. Descobre as nossas residências universitárias!

Voltar ao topo

Onde é que posso estudar dentro da Universidade?

Enquanto estudante da U.Porto, tens acesso a um conjunto de estruturas de apoio ao estudo. Explora o conhecimento disperso pela nossa rede de bibliotecas; explora os nossos laboratórios; usa e abusa das salas de estudo e de informática da tua escola.

Navega pela Internet a alta velocidade em qualquer ponto do campus; descobre as nossas plataformas de e-Learning e conhece o e-Learning Café... No que depender de nós, não faltarão condições para que tenhas sucesso!

Voltar ao topo

Gostava de viver uma experiência de mobilidade noutra universidade. O que devo fazer?

Serviço de Cooperação Internacional da U.Porto

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto
E-mail: international@reit.up.pt
Tel: 220 408 237

Horário de atendimento:
mediante agendamento prévio

Basta teres espírito aventureiro e aproveitar uma das oportunidades de mobilidade nacional e internacional que a U.Porto coloca ao dispor da comunidade académica. Conhece a Europa, descobre a Ásia, ruma à América do Sul, entre muitos outros destinos abrangidos pelos diferentes programas e protocolos de cooperação internacional em que a Universidade participa. Para os nossos estudantes, o mundo não tem fronteiras!

Para mais informações sobre oportunidades de mobilidade OUT, deves contactar o serviço de Cooperação Internacional da U.Porto, estrutura sediada na Reitoria que te apoiará, não só em todo o processo de candidatura, como também durante a experiência de mobilidade propriamente dita.

Voltar ao topo

Sabias que:
Todos os anos, mais de 1000 estudantes da U.Porto partem para universidades de todo o mundo ao abrigo de programas de mobilidade e acordos de cooperação internacional?

Gostava de participar em projetos de investigação. Posso fazê-lo na U.Porto?

 

Sim, e não é preciso quereres seguir uma carreira científica para o fazer. Enquanto Universidade de Investigação, a U.Porto dá-te a possibilidade de explorar o universo da investigação desde a pré-graduação até aos mais elevados níveis de pós-graduação. Na prática, isso é feito através de um ensino altamente voltado para a experimentação e para a produção de conhecimento, muitas vezes em articulação com alguns dos mais conceituados centros de investigação portugueses. Todos os anos, tens também a oportunidade de mostrar os teus trabalhos no encontro anual do IJUP, um evento especialmente orientado para revelar e promover os jovens investigadores da Universidade.

Voltar ao topo

Onde posso comer na U.Porto?

Queres comer bem e barato? Tens um intervalo de almoço pequeno e gostarias de uma refeição rápida? A pensar nesses e noutros cenários, a Universidade dispõe de uma rede alargada de cantinas, restaurantes, snack-bares e grill – gerida pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) - que te permite usufruir de refeições de qualidade a preços acessíveis em qualquer um dos polos da Universidade. Descobre as nossas cantinas!

Voltar ao topo

Posso praticar desporto na Universidade?

Sim. Da natação ao ténis, passando por um programa de fitness diversificado, na piscina ou em pavilhões modernos, e sempre com o apoio de técnicos qualificados, a Universidade desafia-te a manteres a forma através de um conjunto alargado de atividades e infraestruturas desportivas abertas a toda a comunidade académica.

De resto, não é por acaso que a U.Porto domina atualmente o panorama do desporto universitário em Portugal. Se queres juntar-te às nossas equipas, ou simplesmente praticar desporto de forma descomprometida, aproveita!

Para mais informações sobre a oferta desportiva promovida pela Universidade, contacta o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Descobre os nossos espaços desportivos!

Voltar ao topo

O que devo fazer para representar a Universidade em competições desportivas?

Antes de mais, tens de ter vontade, entusiamo e motivação! Se estás interessado numa das mais de 30 modalidades promovidas pelo Centro de Desporto da U.Porto, poderás participar nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) e noutras competições nacionais e internacionais, beneficiando do Estatuto Estudante-Atleta. Se estás interessado, envia um e-mail para geral@cdup.up.pt. Para as restantes modalidades coletivas, contacta a Associação de Estudantes na tua faculdade.

Estou com um problema de saúde. A U.Porto pode ajudar-me?

Sim. Como estudante da U.Porto, tens acesso a consultas gratuitas nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria e Psicologia, entre outras especialidades. A Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) disponibiliza ainda consultas de Medicina Dentária a preços especiais para estudantes. Para mais informações (horários, marcações, preços, etc.), consulta o Portal de Saúde na U.Porto ou contacta o Gabinete de Apoio Médico e Psicológico dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

Voltar ao topo

O que posso fazer na Universidade para além de estudar?

Pergunta errada! A questão que deves colocar-te é: O que não podes fazer? Integrada numa cidade com uma vida académica intensa, a U.Porto garante a melhor experiência estudantil dentro e fora da sala de aula. Pratica desporto com os melhores atletas universitários do país, junta-te aos grupos do Orfeão ou do Teatro Universitário ou outros grupos culturais que existam na tua faculdade, ou segue o exemplo dos mais de 1000 estudantes que participam nas ações de voluntariado patrocinadas pela Universidade. Não deixes também de visitar os nossos museus e de participar nos eventos promovidos pela tua associação de estudantes. No que depender de nós, não te vão faltar oportunidades de viver a Universidade de forma plena e inesquecível!

Voltar ao topo

A Universidade está preparada para receber estudantes com Necessidades Especiais?

Sim. Dos edifícios das nossas escolas e centros de investigação às bibliotecas, passando pelos recursos online disponibilizados em múltiplos formatos, a U.Porto orgulha-se de ser uma universidade inclusiva e acessível a todos os estudantes.

O Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência (SAED) é o organismo responsável por prestar apoio técnico-pedagógico aos nossos estudantes com deficiência ou Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Localmente, esse serviço pode ser prestado pelos serviços de apoio ao estudante sediados em cada escola da Universidade.

Voltar ao topo

O que é o Cartão U.Porto?

O Cartão U.Porto é o teu “B.I académico”! Com ele, podes aceder a várias funcionalidades só ao alcance da nossa comunidade académica, mas também a vários descontos em serviços prestados por entidades parceiras da U.Porto. Descobre mais em...

Cartão U.Porto

Voltar ao topo

O que é o Provedor do Estudante?

O Provedor do Estudante da U.Porto é uma figura que tem como missão promover o diálogo entre os estudantes e os docentes, funcionários e órgãos de gestão da Universidade. Tens algum problema ou queixa que não consegues resolver no quadro da tua faculdade? Então marca a tua visita.

Voltar ao topo

Marca a tua visita

Acabei o curso. E agora?

O mais difícil está feito. Agora que tens o teu diploma da Universidade do Porto, queremos ajudar-te a colocar rapidamente as tuas competências ao dispor da comunidade. Para isso, podes contar com o apoio dos serviços de apoio à empregabilidade que existem nas nossas faculdades. Não deixes também de visitar o Portal de Emprego da U.Porto, onde poderás registar o teu CV e aceder a ofertas de emprego propostas por entidades parceiras. Caso tenhas terminado um curso de 1.º Ciclo (Licenciatura) ou de Mestrado Integrado, desafiamos-te prosseguir os teus estudos num dos nossos cursos de pós-graduação.

Voltar ao topo

Ter um curso da U.Porto é uma mais-valia para entrar no mercado de trabalho?

SIM! De acordo com os últimos estudos realizados pelo Observatório de Emprego da U.Porto, a taxa de empregabilidade dos diplomados que concluíram o seu curso na Universidade há mais de cinco anos é superior a 80%, mais de metade da média nacional. Entre estes, mais de 50% nunca estiveram em situação de desemprego e cerca de metade arranjou emprego nos primeiros três meses após a conclusão da licenciatura! Para que não percas as melhores oportunidades, a Universidade dispõe de diversas estruturas de apoio ao emprego às quais compete apoiar o processo de inserção dos nossos estudantes finalistas e graduados no mercado de trabalho.

Voltar ao topo

Tenho uma ideia que acho que pode dar um bom negócio. Podem ajudar-me?

Sim. Na U.Porto, não nos contentamos em formar bons profissionais. Queremos que os nossos estudantes sejam líderes na sua área e pessoas que façam a diferença. Por isso, incentivamos-te a explorar os teus talentos e a coloca-los ao serviço da comunidade na forma de uma ideia inovadora. É para isso que a U.Porto vem apostando no incentivo ao empreendedorismo jovem, apoiando-te a criar as tuas próprias iniciativas empresariais. Descobre as potencialidades do UPTEC. Participa no iUP25k, o nosso concurso de ideias de negócio. Junta-te ao Clube de Empreendedorismo da U.Porto. ARRISCA!

Como posso manter-me a par da vida da Universidade?

Para acompanhares o dia-a-dia da U.Porto, convidamos-te a visitar os diferentes suportes informativos da Universidade. Para além do nosso site, não deixes de acompanhar o nosso portal noticioso e de nos seguir no Facebook, no Twitter , no Instagram ou no Youtube!

Voltar ao topo

Tens outras perguntas a fazer?

Envia-nos as tuas dúvidas para o endereço de e-mail info@up.pt. Responderemos logo que possível.

info@up.pt

Voltar ao topo