Saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho: c)

Empresas

Seja bem-vindo à U.Porto! Nesta área irá encontrar as respostas que precisa para envolver a Universidade nas atividades da sua organização. Esperamos tê-lo(a) como parceiro!

O que tenho a ganhar ao associar a minha empresa à U.Porto?

Ao estabelecer uma parceria com a Universidade do Porto não está "apenas" a ligar-se a uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação científicas portuguesas e membro do restrito grupo das 150 melhores universidades da Europa. Combinando o ensino de excelência e a produção científica de ponta com décadas de experiência na cooperação institucional, a U.Porto é hoje um importante motor de desenvolvimento económico e social na região e no país. É esse “curriculum” que tem atraído à Universidade uma extensa rede de empresas nacionais e internacionais em busca do know how que habita as nossas salas de aula e centros de investigação. A todas respondemos de braços abertos, disponibilizando os saberes da nossa comunidade e infraestruturas orientadas para a valorização das organizações. Venha conhecer-nos!

Gostava de inovar com a Universidade. Como posso fazê-lo?

Basta seguir o exemplo da EFACEC, Sonae, CIN, Microsoft, Google, entre outras empresas portuguesas e internacionais que têm vindo a otimizar as suas atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i) no seio da Universidade, com o apoio de alguns dos mais produtivos e reconhecidos centros portugueses de I&D. Colabore connosco em projetos de I&D+i com elevado potencial inovador. Recorra ao expertise científico e tecnológico da Universidade.

Acolha os nossos estudantes em estágios ou no âmbito do programa IJUP Empresas. Em qualquer um dos casos, contará com a colaboração de pessoas com visão empreendedora, muitas dos quais têm vindo a constituir empresas (spin-offs) a partir de projetos de excelência realizados na Universidade. Saiba mais sobre o Interface Empresas - Universidade do Porto. Para mais informações, contacte a U.Porto Inovação, organismo que apoia a cadeia de I&D+i da U.Porto.

Voltar ao topo

Como posso conhecer os centros de I&D da U.Porto?

 

A Universidade está de portas abertas às empresas que nos queiram conhecer. Essa abertura traduz-se em iniciativas como as sessões A2B (A de Academia, B de Business), que visam aproximar a comunidade científica e o setor empresarial. Através destas sessões, tem a oportunidade de dar a conhecer aos investigadores da U.Porto e de Institutos associados os desafios de I&D e tecnológicos da sua empresa, mas também de conhecer as pessoas e competências da Universidade que lhe podem ser úteis na sua área de atuação. Para agendar uma visita aos centros de I&D da U.Porto ou sugerir a organização de uma sessão A2B, contacte a U.Porto Inovação.

Voltar ao topo

Quem devo contactar para iniciar uma colaboração com a U.Porto?

UPIN – Universidade do Porto Inovação

Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto

E-mail: upin@reit.up.pt

Telefone: (+351) 220 408 077

Depende daquilo que pretender, mas uma primeira “porta de entrada” poderá ser a U.Porto Inovação, o gabinete de transferência de conhecimento da U.Porto, que depois o orientará de acordo com as suas necessidades. Caso saiba exatamente o que pretende, pode contactar diretamente com a estrutura da Universidade (escola, centro de investigação ou outra) com a qual pretende colaborar.

Voltar ao topo

Tenho uma ideia que acredito que pode dar um bom negócio. Podem ajudar-me?

Acha que tem “aquela” grande ideia e não sabe como pô-la em prática? Tem um projeto estabelecido e gostava de lhe dar força por via da criação de uma startup ? Na Universidade do Porto, estimulamos estas iniciativas através das diferentes estruturas de apoio à inovação e ao empreendedorismo que colocamos ao dispor dos nossos estudantes, investigadores e da comunidade em geral. Siga o exemplo dos mais de 300 projetos empresariais que já nasceram no Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), onde encontrará apoio especializado para criar e construir um negócio de sucesso. Se for estudante ou antigo estudante, pode também participar no iUP25k, o nosso concurso de ideias de Negócio, ou juntar-se ao Clube de Empreendedorismo da U.Porto. ARRISQUE!


O que é o UPTEC? Como posso envolver-me?

Criado em 2007 no quadro da estratégia desenhada (e várias vezes premiada) pela Universidade no sentido de promover o empreendedorismo no seio da comunidade, o Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC) é um dos principais veículos da transferência de tecnologia da Universidade para o exterior. Se é um empresário “em potência”, pode candidatar-se aos serviços de incubação do UPTEC e, dessa forma, contar com uma estrutura especializada para transformar a sua ideia - de base tecnológica, científica ou criativa - numa empresa com potencial de crescimento. O UPTEC recebe ainda centros de inovação de empresas já consolidadas, que têm ali a oportunidade de desenvolver as suas atividades de I&D+i em cooperação com os departamentos de I&D+i e institutos de interface da U.Porto.

Voltar ao topo

Já tenho uma empresa. Posso candidatar-me
na mesma ao UPTEC?

Sim. O processo de incubação do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto é aberto a TODOS os empreendedores que estejam a frequentar ou tenham completado formação de nível superior, acreditem no potencial da sua ideia e tenham possuam competências para executá-la, ou que, tendo constituído uma empresa recentemente, procurem um ecossistema inovador para faze-la crescer. Se reúne estas condições, envie-nos uma descrição do seu projeto e aguarde a nossa resposta!

Voltar ao topo

apply@uptec.up.pt

Quero recrutar um estudante da Universidade do Porto. O que devo fazer?

Antes de mais, Parabéns pela escolha! Ao recrutar um dos nossos diplomados, está a garantir a priori uma mais-valia para a sua organização. Selecionados entre os melhores estudantes do país (e não só), e formados num ambiente de liberdade académica, mas também de grande exigência, os estudantes da U.Porto saem da Universidade prontos a enfrentar todos

os grandes desafios propostos pelo mercado de trabalho a nível nacional e internacional. Prova disso é a elevada taxa de empregabilidadesuperior a 80% - dos diplomados que concluíram o seu curso na Universidade há quatro anos, grande parte dos quais arranjaram emprego nos primeiros três meses após a conclusão do curso!

Para iniciar um processo de recrutamento, pode começar por deixar as suas ofertas no Portal de Emprego da U.Porto. Para uma abordagem mais direta, as nossas escolas possuem serviços de apoio ao estudante, serviços de integração profissional ou bolsas de emprego que são geridas diretamente com as organizações.

Voltar ao topo

Como é que posso descobrir os talentos da Universidade?

De forma a potenciar a empregabilidade da comunidade estudantil, a U.Porto abre várias portas de comunicação entre os seus estudantes e as empresas / organizações. Essa ligação começa ainda durante o curso, através da realização de estágios curriculares e dissertações e/ou de trabalhos de curso em ambiente empresarial, do envolvimento em atividades de investigação (ex: IJUP empresas) ou do apoio à criação de empresas juniores geridas pelos próprios estudantes (ex: FEP Junior Consulting, Iuris FDUP Junior, entre outras). É contudo no apoio à integração profissional dos nossos finalistas e recém-graduados que esta cooperação assume a sua expressão máxima. Descubra o seu potencial na forma de estágios profissionais e estágios de Verão; participe nos nossos workshops de empregabilidade; não deixe de marcar presença nas feiras de emprego (ex: Porto de Emprego da Faculdade de Economia, FEUP Career Fair da Faculdade de Engenharia, FDUP Career Days da Faculdade de Direito, entre outras) que, todos os anos, dão às empresas a oportunidade de contactar diretamente com os nossos recém-graduados. Para mais informações, contacte os serviços de apoio à empregabilidade das nossas escolas.

Voltar ao topo

Empresário

Que cursos da U.Porto é que me podem interessar?

Provavelmente os mesmos por onde passaram alguns dos mais importantes empresários e empreendedores portugueses da atualidade! Consulte a nossa oferta formativa mas, como aperitivo, deixamos algumas sugestões que lhe podem interessar:

Aproveite um dos programas de formação pré e pós-graduada da Faculdade de Economia, uma das  mais prestigiadas escolas portuguesas nas áreas da economia e da gestão. Ponha as "mãos na massa" no Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da U.Porto, totalmente lecionado em inglês. E não deixe de testar as suas capacidades de gestor de topo num dos MBA’s ou pós-graduações da nossa escola de negócios – Porto Business School -, considerada uma das melhores da Europa nos rankings internacionais da especialidade...

O mais difícil é escolher!

Voltar ao topo

Que cursos da U.Porto podem interessar aos meus colaboradores?

Todos! Abrangendo um leque de áreas do saber sem paralelo em Portugal, a oferta formativa da Universidade do Porto tem um forte cunho profissionalizante, orientado para a resposta às necessidades da sociedade e das organizações. Ainda assim, sugerimos uma atenção especial ao nosso Catálogo de Formação Contínua, composto por mais de 300 formações – distintas na sua tipologia, duração, mas sempre com a marca de qualidade garantida pela U.Porto - destinadas a profissionais que procuram a permanente atualização ou aprofundamento de conhecimentos.

A Universidade pode oferecer cursos à medida da minha empresa?

Unidade Formação e Organização Académica (FOA)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto

E-mail: formacao@reit.up.pt
Tel: 22 040 8198

Sim. Num contexto em que formação e a renovação do conhecimento são fatores críticos para a competitividade das pessoas e das empresas no mercado global, a Universidade do Porto está disponível para desenvolver programas de formação centrados nas necessidades e desafios da sua organização. Diga-nos o que pretende através da Unidade de Formação e Organização Académica da U.Porto. Algumas das nossas escolas (ex: Faculdade de EngenhariaPorto Business School) e outras estruturas (ex: Unidade de Novas Tecnologias na Educação) providenciam também formação à medida das empresas e organizações.

Voltar ao topo

Gostava de realizar um evento na Universidade. É possível?

 

Sim. Combinando espaços seculares (ex: Edifício da Reitoria) e modernos auditórios, anfiteatros, salas de aula e espaços desportivos e culturais diversos, o campus da U.Porto garante condições para a realização de eventos empresariais, científicos, comerciais, culturais e sociais promovidos pela sua empresa/ organização. Para obter informações sobre as condições de arrendamento, deverá contactar a entidade onde pretende realizar o evento.

Voltar ao topo

Que outros serviços é que a Universidade disponibiliza às empresas?

A U.Porto dispõe de um conjunto alargado de serviços especialmente vocacionados para as empresas e organizações. Ao nível das atividades de I&D e inovação, a relação entre as empresas e a Universidade é mediada pela U.Porto Inovação e por outros organismos de interface que atuam nas nossas escolas e centros de investigação.

Paralelamente, as empresas e organizações podem usufruir dos vários serviços à comunidade organizados pelas escolas e centros de investigação da U.Porto.

Voltar ao topo

Como posso manter-me a par do que acontece na Universidade?

Para acompanhar o dia-a-dia da U.Porto, convidamo-lo a visitar os diferentes suportes informativos da Universidade. Para além deste website, não deixe de acompanhar o nosso portal noticioso e de nos seguir no Facebook, no Twitter , no Instagram ou no Youtube!

Voltar ao topo

Tem outras perguntas a fazer?

Envie-nos as suas dúvidas para o endereço de e-mail info@up.pt. Responderemos logo que possível.

info@up.pt

Voltar ao topo