Saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho: c)

Alumni

Terminou recentemente um curso na U.Porto? Formou-se há vários anos mas gostava de manter o contacto com a sua alma mater? Aqui encontra as respostas de que precisa sobre as ferramentas e serviços que a U.Porto coloca ao dispor da sua rede de Alumni. Visite também o Portal ALUMNI da U.Porto e bem-vindo(a) de volta à Universidade!

O que significa ser Alumnus/a da U.Porto?

Ter um diploma da Universidade do Porto representa muito mais do que um papel emoldurado na parede. Parte da nossa história, os Antigos Estudantes (Alumni) da U.Porto são também embaixadores da Universidade no mundo. Do estudante recém-licenciado, que procura o seu lugar no mercado de trabalho, às gerações mais antigas, cujo exemplo queremos potenciar para as novas gerações, todos os alumni são convidados a fazer parte da vida da instituição. Venham (re)descobri-la connosco!

Terminei o meu curso na U.Porto. E agora?

PARABÉNS! Agora que tem o seu diploma, queremos ajudá-lo(a) a colocar rapidamente as suas competências ao serviço da comunidade. Para isso, pode contar com o apoio dos serviços de apoio à empregabilidade que existem nas escolas/da U.Porto. Não deixe também de visitar o nosso Portal de Emprego, onde poderá inserir o seu CV e aceder a ofertas de emprego lançadas por organizações parceiras da Universidade. Caso tenha terminado um curso de 1º Ciclo (Licenciatura) ou Mestrado Integrado, desafiamo-lo a prosseguir os estudos num dos cursos de pós-graduação da U.Porto ou a enriquecer os seus conhecimentos nos nossos programas de Educação Contínua.

Voltar ao topo

Ter um curso da U.Porto é uma mais-valia para entrar no mercado de trabalho?

Sem dúvida. De acordo com os últimos estudos realizados pelo Observatório de Emprego da U.Porto, a taxa de empregabilidade dos diplomados que concluíram o seu curso na Universidade há mais de cinco anos é superior a 80%, mais de metade da média nacional. Entre estes, a maioria nunca esteve em situação de desemprego e mais de metade arranjou emprego nos primeiros três meses após a conclusão da licenciatura!.

Voltar ao topo

A Universidade pode ajudar-me a procurar emprego?

 

Sim. Para que não perca as melhores oportunidades, a U.Porto dispõe de diversas estruturas de apoio ao emprego prepararadas para apoiar o processo de inserção profissional dos seus recém-graduados. Assumindo o seu papel de ponte para o mercado de trabalho, a Universidade e as suas escolas acompanham ainda a progressão profissional dos diplomados através da promoção de oportunidades de emprego/formação/investigação, da disponibilização de serviços de gestão de carreira ou da realização de inquéritos de empregabilidade promovidos pelo Observatório de Emprego da U.Porto.

Voltar ao topo

Tenho uma ideia que acho que pode dar um bom negócio. Podem ajudar-me?

Sim. Na U.Porto, não nos contentamos em formar bons profissionais. Queremos que os nossos diplomados sejam líderes na sua área. Por isso, incentivamo-los a explorar os seus talentos e a colocá-los ao serviço da comunidade na forma de uma ideia inovadora. É para isso que a U.Porto vem apostando no empreendedorismo jovem, apoiando estudantes e alumni na criação das suas iniciativas empresariais. Descubra as potencialidades do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), onde encontrará apoio especializado para criar e construir um negócio de sucesso. Participe no iUP25k, o nosso concurso de ideias de negócio. Junte-se ao Clube de Empreendedorismo da U.Porto. ARRISQUE!

Sabia que:
As empresas do UPTEC já geraram mais de 1700 postos de trabalho desde 2007?

Concluí o curso há vários anos e quero retomar o
contacto com a Universidade. Que passos devo dar?

A primeira coisa a fazer será registar-se na base de registos de antigos estudantes da U.Porto. Ao juntar-se aos mais de 85 mil diplomados que integram a rede Alumni da Universidade, passará de imediato a receber informação regular sobre a Universidade, para além de ter acesso a outras iniciativas especialmente orientadas para a comunidade Alumni.

A Universidade tem algum serviço destinado aos Alumni?

Gabinete do Antigo Estudante da Universidade do Porto

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto

E-mail: alumni@reit.up.pt

Tel: 220 408 210/055

A ligação entre a Universidade e a sua rede de Alumni é assegurada, a nível global, pelo Gabinete do Antigo Estudante da Universidade do Porto, situado no edifício da Reitoria. A este organismo compete manter os antigos estudantes informados sobre as atividades da Universidade, divulgar os benefícios que a U.Porto lhes oferece, acompanhar o seu percurso profissional, entre outras iniciativas.

Localmente, várias escolas da U.Porto (ex: FCUP, FEP, FEUP, entre outras) disponibilizam serviços especialmente dedicados aos seus alumni. Contactem-nos!

Voltar ao topo

Existe alguma forma de me identificar como Alumnus/Alumna da U.Porto?

Sim. Para aceder aos serviços da Universidade abertos à comunidade ALUMNI, deverá solicitar uma declaração junto do Gabinete do Antigo Estudante da Universidade do Porto. Para o fazer, basta enviar um e-mail para alumni@reit.up.pt, com a indicação do seu nome completo e nº de identificação (B.I ou Cartão de Cidadão).

Voltar ao topo

Contacte-nos!

De que vantagens usufruo por ser antigo estudante da U.Porto?

Membros por direito próprio da comunidade U.Porto, os Alumni têm ao seu dispor um pacote de serviços e iniciativas disponibilizadas pela Universidade e por instituições parceiras. Estes benefícios incluem o acesso, em condições privilegiadas, às bibliotecas, às unidades de alimentação e aos museus da Universidade, à nossa Bolsa de Emprego e aos serviços da U.Porto Inovação. Cada alumnus/alumna da U.Porto beneficia ainda de descontos especiais no acesso aos nossos cursos de Educação Contínua, às nossas atividades desportivas e culturais, bem como de vantagens exclusivas no acesso a serviços promovidos por instituições parceiras da Universidade.

Voltar ao topo


Gostava de voltar à Universidade para enriquecer a minha formação. Ainda há espaço para mim?

Sempre! Se concluiu um curso de 1º Ciclo (licenciatura) na U.Porto, pode regressar para enriquecer o seu currículo num dos cursos de pós-graduação mestrado e doutoramento) que integram a oferta formativa da Universidade.

Se pretende um curso mais curto, mas com a mesma qualidade, basta aproveitar um dos mais de 300 programas de Educação Contínua que a Universidade do Porto oferece anualmente, a pensar num público dos 8 aos 80 anos.

Quer aprender Árabe ou Japonês? E que tal testar as capacidades de gestor de topo num dos mais prestigiados MBA’s do mundo? E porque não abraçar o desafio do Programa de Estudos Universitários para Seniores, dirigido a diplomados com mais de 55 anos? O difícil é mesmo escolher!

Voltar ao topo

 

Tenho uma empresa e gostaria de colaborar com a Universidade. É possível?

Sim. Empenhada no desenvolvimento da comunidade que a rodeia, a U.Porto mantém hoje uma relação de grande proximidade com o tecido empresarial nacional e internacional, procurando envolver um universo cada vez maior de organizações – muitas das quais lideradas pelos nossos Alumni - nas suas atividades de ensino, investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i).

Pode obter mais informações sobre como estabelecer plataformas de colaboração com a Universidade aqui, ou consultando a “porta” dedicada às Empresas.

Voltar ao topo


Quero retomar o contacto com os meus colegas de turma. Podem ajudar-me?

Sim. A Universidade - através do Gabinete do Antigo Estudante - e as suas escolas patrocinam regularmente o reencontro dos nossos Alumni por via da organização de eventos que reúnem as várias gerações de diplomados. Espaços de convívio, ideais para lembrar os “bons velhos tempos”, estes encontros servem também para estabelecer contactos profissionais e dar a conhecer os percursos dos nossos diplomados. Para além destes encontros presenciais, pode ligar-se e trocar experiências com milhares de outros alumni da U.Porto através da presença da Universidade no Linkedin. Para mais informações, contacte o Gabinete do Antigo Estudante da U.Porto.

Como posso partilhar a minha experiência com o resto da comunidade?

Enquanto embaixadores da U.Porto, os nossos Alumni personalizam o melhor cartão-de-visita da Universidade em todo o mundo. Em muitos casos, esta ligação afetiva traduz-se na participação em eventos académicos (Dia da Universidade, Receção aos Novos Estudantes, etc.), onde os Alumni são convidados a dar o seu testemunho; na colaboração em ações de networking e mentoring orientadas para finalistas e recém-graduados; entre outras iniciativas. A revista U.PORTO Alumni dedica também especial atenção aos percursos dos antigos estudantes, divulgando-os por toda a comunidade. Se é antigo estudante da U.Porto, não deixe de partilhar connosco as suas memórias, as suas opiniões e os seus feitos profissionais. Porque a nossa história é...


Em que outras iniciativas da Universidade posso participar

Os nossos Alumni são sempre bem-vindos a “casa”, seja para participar ativamente nas nossas atividades ligadas ao ensino e à investigação, seja para marcar presença nos eventos anuais da Universidade, ou nas diferentes iniciativas culturais, sociais e desportivas que decorrem regularmente nos espaços do campus. A U.Porto desafia também os seus alumni a intervir na comunidade através de ações de Voluntariado organizadas pela Universidade e/ou pelas suas escolas, associações de estudantes e outras estruturas associativas geradas no seio da comunidade académica.

Voltar ao topo


Tenho familiares/amigos em idade pré-universitária. Como é que lhes posso apresentar a nossa Universidade?

alumni_uporto

Pode começar por escolher uma das iniciativas que, durante todo o ano, abrem as portas das escolas e centros de investigação da Universidade a milhares de crianças e jovens do ensino básico e secundário, com o objetivo de lhes proporcionar um primeiro contacto com o mundo universitário.

Reserve um ou mais dias em março para visitar a Mostra anual da Universidade. Inscreva-os nos cursos de verão da Universidade Júnior (U.Jr.), o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário. Traga-os aos dias abertos das nossas escolas. E, se necessário, convide a Universidade a visitar a escola dos seus filhos / familiares.

Nos intervalos destas atividades, não deixe de descobrir os edifícios históricos da Universidade; desvendar os tesouros guardados nos nossos museus; aventurar-se pelo emblemático Jardim Botânico do Porto; explorar os confins do espaço no Planetário; ou de levar uma lembrança da Loja da U.Porto, com direito a desconto exclusivo!

Voltar ao topo

Quero fazer uma doação à Universidade. Quem devo contactar?

Os Alumni têm a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da Universidade através de atividades de mecenato científico e de doações (fundraising) que serão posteriormente aplicadas no desenvolvimento das atividades de ensino e investigação científica da instituição.

Ao tornar-se mecenas da U.Porto ou de uma das suas escolas não está apenas a contribuir para o reforço da qualidade da Universidade. Está também a expressar o orgulho em ter sido nosso estudante. Para obter mais informações, deve contactar o Gabinete do Antigo Estudante da Universidade do Porto ou os serviços dedicados aos Alumni da sua escola/faculdade.

Voltar ao topo

Como posso manter-me a par da vida da Universidade?

Procurando fortalecer o relacionamento com os seus antigos estudantes, a U.Porto dispõe de diversos suportes informativos especialmente orientados para a comunidade Alumni. Destes, destaca-se a revista U.Porto ALUMNI, uma publicação periódica onde pode encontrar entrevistas, notícias, reportagens e artigos focados na Universidade e, mais especificamente, nos antigos estudantes. Todas as semanas, os membros da Rede Alumni recebem ainda por e-mail uma newsletter com o que de mais importante vai acontecendo na Universidade. Localmente, as diferentes escolas da U.Porto promovem outros veículos de comunicação com os seus antigos estudantes. Para acompanhar o dia-a-dia da U.Porto, convidamo-lo a visitar o nosso portal noticioso e a seguir-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram ou no Youtube.

Voltar ao topo

Tem outras perguntas/sugestões a fazer?

Envie-nos os seus contributos para o endereço info@up.pt. Responderemos logo que possível.

Voltar ao topo

info@up.pt