Faculdade de Letras
Faculdade de Letras da Universidade do Porto | © U.Porto

Depois de uma primeira (e curta) existência no início do século XX, a atual Faculdade de Letras da U.Porto foi instituída em 1961, com o objetivo de garantir o ensino humanístico na cidade. De então para cá, essa missão tem-se traduzido na prática de uma formação de qualidade em campos tão diversos como a História, a Arqueologia, as Línguas e Literaturas, a Filosofia, a Geografia, a História da Arte ou, mais recentemente, a Sociologia, as Relações Internacionais, as Ciências da Comunicação, a Ciência da Informação, a Museologia, a Tradução, os Estudos do Património ou os Estudos Africanos.

O corpo docente da FLUP é altamente qualificado, constituído quase exclusivamente por professores doutorados, com vasta produção científica e experiência internacional nas áreas em que investigam e lecionam. Já a investigação está enquadrada em 8 Unidades de Investigação e Desenvolvimento, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que têm em curso diversos projetos financiados com fundos nacionais e internacionais.

Ao longo da sua existência, a FLUP funcionou em vários edifícios históricos da U.Porto. Em 1995, foi inaugurado o atual edifício da escola no Campo Alegre (Polo III), “casa” dos mais de 3.500 estudantes que frequentam os cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento da faculdade, a que se junta uma variada gama de cursos de formação contínua e de cursos livres (onde se salientam os cursos de línguas europeias ou outras, que vão do árabe ao chinês e japonês, passando pelo russo, coreano ou turco).

O que ensina?

Ver Cursos

Onde fica?

Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Como contactar?

Telefone: (+351) 22 60 77100
Web: http://www.letras.up.pt