Francisco Gomes Teixeira, o primeiro Reitor da U.Porto
Francisco Gomes Teixeira, o primeiro Reitor da U.Porto

Dos reitores aos professores, passando pelos alumni e por todos aqueles que se distinguiram em representação da Universidade, foram muitas as personalidades que, ao longo de mais de um século, contribuíram para o prestígio e o reconhecimento da Universidade do Porto junto da comunidade.

Nesta galeria de notáveis, cabem também aqueles cujo mérito a Universidade entendeu premiar, através da atribuição de graus honoríficos. Muitos outros perduram na história da Universidade por se terem distinguido na vida académica, profissional, cultural ou política e contribuído, direta ou indiretamente, para o engrandecimento do país e da U.Porto, em particular.

Reitores

Ao longo de mais de 100 anos, 18 homens ocuparam o mais elevado cargo de governação e representação da Universidade do Porto. Homens que, em diferentes épocas e contextos históricos, contribuíram para o desenvolvimento da Universidade.
Conheça os Reitores da U.Porto.

Alumni famosos

Ao longo da sua história, a Universidade do Porto foi palco de formação e projeção de algumas das mais respeitadas figuras dos diversos setores da sociedade portuguesa. Empresários de sucesso e figuras de desporto, políticos, músicos, cientistas e arquitetos reconhecidos em todo o mundo, de tudo um pouco se encontra na lista de alumni famosos da U.Porto, muitos dos quais continuaram ou continuam ligados à Universidade.
Conheça os alumni famosos da U.Porto.

Doutores Honoris Causa

Desde 1921, cerca de 80 personalidades foram distinguidas pela Universidade, como reconhecimento pelos seus feitos em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Uma lista restrita onde cabem académicos, cientistas, mas também desportistas, personalidades da cultura e da política, Prémios Nobel, entre outros.

Entre eles estão os nomes de Manoel de Oliveira (cineasta mais velho do mundo em actividade), Jacques Delors (ex-Presidente da Comissão Europeia), Jacques Rogge (Presidente do Comité Olímpico Internacional), João Havelange (ex-presidente da FIFA), José Carreras (tenor; José Ramos Horta e D.Ximenes Belo (Prémios Nobel da Paz 1998), ou Mário Soares (ex-primeiro ministro e presidente da República de Portugal).
Conheça os doutores Honoris Causa da U.Porto.

Professores eméritos

Desde 2005, a Universidade do Porto manifesta o reconhecimento aos seus professores jubilados ou reformados, através da concessão do título de Professor Emérito, pela contribuição especial que deram e continuam a dar à Universidade. A proclamação dos Professores Eméritos da U.Porto decorre durante a Sessão Solene comemorativa do Dia da Universidade.
Conheça os professores eméritos da U.Porto.