A U.Porto é um espaço vibrante onde o talento e as ideias dos nossos estudantes, professores e investigadores trabalham em conjunto para enriquecer a vida da comunidade, dentro e fora do campus. Para inspirar esse espírito criativo, a Universidade oferece um cartaz regular de exposições, conferências, concertos, performances ou workhops, entre outras manifestações culturais produzidas em nome próprio ou em parceria com os agentes culturais da cidade e abertas a todos as tendências e todos os públicos.

A nível central (Reitoria), a Universidade desenvolve um programa regular de atividades (consulte a Agenda Cultural 2016) pensado para a comunidade académica e para o público em geral. Grande parte destes eventos têm como palco o Edifício Histórico da U.Porto, que se vem afirmando cada vez mais como espaço cultural de referência na cidade.

Em paralelo, as nossas escolas e centros de investigação dinamizam programas culturais próprios e igualmente abertos à comunidade. O mesmo acontece com os eventos coorganizados em parceria com instituições de referência da cidade, como a Casa da Música, a Fundação de Serralves, o Museu Nacional Soares dos Reis ou a Câmara Municipal do Porto.

A agenda da Universidade não ficaria, contudo, completa sem o contributo e a dedicação dos múltiplos organismos dinamizados por estudantes e antigos estudantes. Ali cabem as apresentações do centenário Orfeão Universitário do Porto e do Teatro Universitário do Porto, cuja atividade artística é reconhecida a nível internacional, mas também o trabalho das associações de estudantes e de outros grupos académicos e culturais que atuam em áreas tão diversas como o teatro, a música, a dança ou o cinema.

Nesse sentido, exposições, conferências, concertos, performances ou workhops estão entre as ofertas culturais da U.Porto, produzidas em nome próprio ou em parceria com os agentes culturais da cidade e abertas a todos as tendências e todos os públicos.