Eventos Anuais
Mostra da Universidade do Porto (Pavilhão Rosa Mota)

É raro o dia em que a U.Porto não acolhe conferências, seminários, exposições, entre outras iniciativas que resultam do dinamismo dos nossos estudantes, investigadores e professores. Mas de todas elas, há as que se destacam pelo modo como mobilizam a comunidade. É o caso do “Dia da Universidade” (22 de março), que assinala o aniversário da instituição. Várias escolas celebram também o “Dia da Faculdade”, aberto aos seus colaboradores e estudantes e a toda a comunidade académica.

Pontuada pelas sessões de acolhimento aos estudantes portugueses e internacionais que chegam à Universidade todos os anos, ou por atividades organizadas em associação (Noite Europeia dos Investigadores, Dia Internacional dos Museus, entre outros), a agenda anual da U.Porto inclui várias iniciativas vocacionadas para os alunos do ensino secundário, a decorrer nas diferentes faculdades. É o caso da Universidade Júnior, o maior no maior programa de iniciação ao ambiente universitário do país. Nota também para a Mostra da U.Porto, certame que, todos os anos, e durante alguns dias, leva a Universidade até à população, com o objetivo de dar conhecer a nossa oferta formativa, atividades de investigação e serviços.

Dia da Universidade

Instituído em 2000, o Dia da Universidade do Porto celebra o aniversário da fundação da Universidade, a 22 de março de 1911. A data é comemorada com uma Sessão Solene no Edifício Histórico da U.Porto. Este momento é também aproveitado para distinguir membros da comunidade universitária: docentes, funcionários não docentes e estudantes e, em alguns casos, mesmo personalidades externas.

Mostra da U.Porto

Criada em 2003, a Mostra da Universidade do Porto é uma iniciativa que, todos os anos, e durante alguns dias de março, abre as portas da Universidade à população, procurando dar a conhecer a oferta formativa e a produção científica das nossas escolas e centros de investigação, bem como alguns dos serviços ao dispor da comunidade.

Para os jovens que ambicionam entrar no ensino superior, a Mostra da U.Porto é o local ideal para recolher informação pormenorizada sobre os cursos lecionados nas 14 faculdades da U.Porto, contactando diretamente com os seus professores, investigadores e estudantes. Só em 2013, mais de 10 mil pessoas – a maioria das quais estudantes do ensino secundário – passaram pelo famoso Pavilhão Rosa Mota, palco da 10ª Mostra da U.Porto.
Mais informações

Universidade Júnior

Todos os anos, entre junho e setembro, milhares de estudantes do ensino básico e secundário (do 5.º ao 11.º anos de escolaridade) invadem os espaços da Universidade do Porto à descoberta das diversas áreas de estudo aqui lecionadas. A ocasião é a Universidade Júnior (U.Jr.), o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário.

Criada em 2005, a Universidade Júnior tem como finalidade a promoção do gosto pelo conhecimento e o despertar de potencialidades entre os jovens em idade pré-universitária. Para isso, os participantes têm acesso a um conjunto alargado de atividades estruturadas de acordo com cada faixa etária e orientadas por professores, investigadores e estudantes da instituição.
Mais informações

Sessões de Receção aos Estudantes da U.Porto

Desde há vários anos que o início de cada semestre letivo é assinalado com uma sessão de boas-vindas aos estudantes internacionais da Porto. Em 2013, a Universidade organizou também a primeira edição da Semana de Receção aos Novos Estudantes, uma iniciativa especialmente destinada à integração dos mais de 4000 estudantes de pré-graduação que chegam às nossas escolas todos os anos. Esta iniciativa é complementada com os programas de acolhimento preparados por cada escola para receber os seus novos estudantes.

Eventos das Escolas

Para além dos eventos centrais, as escolas da U.Porto organizam um conjunto alargado de iniciativas próprias. Entre elas destaca-se o Dia da Faculdade, que, na maioria dos casos, coincide com o aniversário da instituição. Mas há também os Dias Abertos, especialmente dirigidos à orientação vocacional dos alunos em idade pré-universitária. Nestes eventos, os jovens podem contactar diretamente com as oportunidades formativas das nossas escolas e encontrar todas as respostas sobre saídas profissionais, serviços de apoio, vida académica, etc.

Eventos Estudantis

No calendário anual da U.Porto não faltam atividades dirigidas à comunidade estudantil, muitas vezes organizadas pelas associações de estudantes ou por outros organismos que atuam na esfera das nossas escolas. Dos eventos organizados/patrocinados pela Universidade destaca-se o encontro anual do IJUP que, durante o mês de fevereiro, reúne milhares de jovens investigadores da U.Porto no Edifício Histórico da Universidade em modo “congresso científico”. Nota também para a Semana de Promoção da Inovação e do Empreendedorismo da U.Porto (SpieUP), uma iniciativa promovida pelo Clube de Empreendedorismo da U.Porto (CEdUP) que, a cada edição, traz ao Porto alguns dos mais reputados empreendedores portugueses para “inspirarem” a nossa comunidade.