Estudantes com Deficiências ou com Necessidades Educativas Especiais

Na Universidade do Porto todos os estudantes têm o direito a usufruir ao máximo da sua experiência académica. É a pensar nisso que a U.Porto disponibiliza um Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE.UP), que tem como missão prestar apoio técnico-pedagógico aos estudantes com deficiência ou Necessidades Educativas Especiais (NEE), assegurando as condições indispensáveis ao seu sucesso escolar.

A grande maioria dos espaços do campus universitário (escolas, residências universitárias, etc.), bem como os recursos ao dispor da comunidade académica (bibliotecas, recursos TIC, etc.) foram também pensados de forma a serem plenamente inclusivos. Na Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES), acessível através do Repositório Temático da U.Porto, é possível aceder a conteúdos online, com títulos em Braille, áudio e texto integral. Os computadores que integram o parque informático da Universidade dispõem também de software específico que possibilita a sua utilização por todos os estudantes.

Os direitos dos estudantes com NEE estão consagrados no Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade do Porto (EENEE). Para requerer este estatuto, o estudante deve contactar o elemento que assegura o acolhimento/acompanhamento destes estudantes na respetiva faculdade, e os encaminha para outros apoios especializados, sempre que necessário.

Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE.UP)

Faculdade de Letras da Universidade do Porto (sede)
Via Panorâmica s/n
4150 564 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 22 607 7117
E-mail: saed@letras.up.pt
Mais informações e contactos