Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Praça de Carlos Alberto - Palacete dos Viscondes de Balsemão

Memória U.Porto

Enquadramento Urbano do Edifício da Reitoria da U.Porto - Praça de Carlos Alberto

Palacete dos Viscondes de Balsemão

Fotografia do Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto) 7 Photo of the Palace of the Viscounts of Balsemão (Carlos Alberto Square)O Palacete dos Viscondes de Balsemão é um solar brasonado situado no lado norte da Praça de Carlos Alberto, na proximidade do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, da Estátua do General Humberto Delgado e do Teatro Carlos Alberto. Foi construído na segunda metade do século XVIII e profundamente alterado nos dois séculos seguintes.

Mandado erigir por José Alvo Brandão Coutinho Perestrelo Pereira da Azevedo, entrou na posse da família Balsemão pelo casamento de D. Maria Rosa com Luís Máximo Alfredo Pinto de Sousa Coutinho. Por volta de 1840, foi arrendado a António Bernardino Peixe, que nele reinstalou uma prestigiada hospedaria, célebre por ter acolhido o Rei Carlos Alberto de Sardenha em 1849, aquando do seu exílio no Porto. Em 1854, o 1.º Visconde da Trindade comprou o palacete e remodelou-o. Após a morte da sua viúva, em 1895, o imóvel passou para a posse da filha de ambos, D. Josefina Henriqueta Sousa Basto.

Fotografia do Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto) / Photo of the Palace of the Viscounts of Balsemão (Carlos Alberto Square)De 1907 até à Primeira Grande Guerra (1914-1918), o edifício foi sede da Companhia de Gás do Porto. Mais tarde, em 1988, recebeu os Serviços Municipalizados de Gás e de Eletricidade e a EDP. Atualmente, acolhe a Direção Municipal de Cultura e Turismo da Câmara Municipal do Porto, aqui instalada em 1996.

Mantém os tetos decorados com estuques, pintura e caixotões, as portas de correr com vidro colorido e medalhas e placas comemorativas de visitas ilustres.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2012-07-05 Página gerada em: 2018-12-16 às 11:09:21