Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Doutores Honoris Causa pela U.Porto - Victor Sá Machado

Memória U.Porto

Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto

Victor António Augusto Nunes de Sá Machado


Sem fotografia disponível

Proposta: Faculdade de Medicina
Data: 15 de julho de 1987


Victor Machado nasceu em Caala Huambo, Angola, a 18 de novembro de 1933. Era filho dos transmontanos Américo Virgílio de Sá Machado, natural de Algoso, e de Maria Raquel Nunes, de Chacim.

Passou a infância e a juventude em Angola, onde frequentou o Liceu de Sá da Bandeira.

Depois de concluídos os estudos liceais com a classificação de 17 valores estudou Direito na Universidade de Coimbra, enquanto bolseiro da Câmara Municipal de Lisboa.

Licenciou-se em 1957 com 16 valores e, no ano seguinte, iniciou a frequência do Curso Complementar de Ciências Jurídicas, que concluiu com a classificação final de 17 valores.

Em Coimbra, conheceu Kirsten Thorberg Godtfredsen que viria a ser sua mulher e mãe dos seus três filhos.

A defesa dos valores democráticos durante a campanha presidencial de Humberto Delgado, impossibilitou-o de lecionar e de se doutorar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Concorreu, então, para docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tendo ficado classificado em primeiro lugar. Não obstante, a assinatura do contrato não foi autorizada por motivos políticos.

Em 1960 foi convidado pelo professor Ferrer Correia para ingressar na Fundação Calouste Gulbenkian. Nesta instituição trabalhou como adjunto desse professor, como diretor adjunto direto do presidente e, a partir de 1969, como administrador. No Conselho de Administração tutelou diversos pelouros, como o da Saúde e Proteção Social que, a partir de 1963, estendeu a sua ação aos países africanos. Esteve afastado da Gulbenkian entre 1975 e 1979. Entre 1998 e 2002 presidiu ao seu Conselho de Administração.

Membro fundador e vice-presidente do Partido do Centro Democrático e Social (1981-1983), foi deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976), vice-presidente da Assembleia da República (1976-1978) e ministro dos Negócios Estrangeiros em 1978.

Foi membro fundador do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais e da Associação Portuguesa para as Relações Internacionais, sediados em Lisboa. Fundou e foi o 1.º presidente do Instituto Democracia e Liberdade e foi membro fundador e presidente do Movimento Humanismo e Democracia. Foi igualmente membro do Conselho Executivo do Instituto Internacional “Jacques Martitain” (Roma) e do Conselho Executivo do International African Institute (Londres), presidente da Comissão Nacional da UNESCO e representante honorário do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Portugal.

Escreveu artigos de opinião sobre política e saúde, sobre a Fundação Calouste Gulbenkian e a cooperação com os Novos Estados Africanos. Participou em numerosas conferências e seminários, nacionais e internacionais, e publicou o livro “A Candidatura à Unesco e a Política Externa Portuguesa”, em 1989.

Victor Machado foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, com a Comenda da Ordem do Império, a Grã-Cruz da Ordem de Santo Olavo, da Noruega, a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, do Brasil, a Grã-Cruz da Ordem de Isabel, a Católica, de Espanha, o Grande Oficialato da Legião de Honra, de França, e ainda com a medalha de ouro da Sociedade de Encorajamento do Progresso de Paris e com a Medalha de Mérito, 1.ª classe, da República de Cabo Verde.

A Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa atribuíram-lhe o título de doutor honoris causa, em 1987 e 1999, respetivamente.

Faleceu em Lisboa a 27 de abril de 2002.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2013)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-12-20 Página gerada em: 2018-12-16 às 04:09:15