![]() |
Proposta: Faculdade de Belas Artes |
Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva nasceu a 22 de Maio de 1941, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e, em 1985, frequentou o Stanford Executive Program na Stanford University (EUA).
Iniciou a sua carreira na banca em 1968, como diretor do Banco Português do Atlântico, e, em 1981, fundou o Banco BPI, presidindo ao seu Conselho de Administração a partir de 2004.
Foi membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e exerceu o cargo de Presidente do Conselho Administrativo da Porto – Capital Europeia da Cultura 2001. É presidente do Conselho Fiscal da Fundação Mário Soares, do Conselho Fiscal do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e do Conselho de Fundadores da Casa da Música. É membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, do Conselho Geral da Fundação Gomes Teixeira (U.Porto, atualmente extinta), do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e integra o Conselho Geral da Porto Business School (PBS).
Foi agraciado por diversos governos de diferentes países, destacando-se a Ordem de Mérito Nacional da República Francesa; a Ordem de Mérito Civil da República Portuguesa; a Ordem de Mérito Civil pelo Reino de Espanha; a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pela República Portuguesa e a Ordem de Cavaleiro da Legião de Honra pela República Francesa e ainda com a Medalha de Honra da Cidade do Porto.
A Universidade do Porto distinguiu-o com o título de doutor honoris causa a 30 de novembro de 2010, por proposta da Faculdade de Belas Artes.