Coleção Egípcia da Universidade do Porto (Museu de História Natural).

A formação e a produção cultural constituem hoje um vértice fundamental da missão das mais reputadas universidades do mundo. Consciente disso, a Universidade do Porto procura assumir-se como um parceiro dinamizador e mobilizador do desenvolvimento cultural da Região e do País.

Uma parte importante da política cultural da U.Porto assenta na valorização da sua memória institucional e do seu património, construídos e alicerçados em quase 300 anos de existência. Nesse sentido, os vários museus da Universidade do Porto corporizam um guia da história do conhecimento e das artes no Porto e guardiões de alguns de alguns dos mais inestimáveis “tesouros” da cidade.

A arte mais contemporânea tem lugar na Galeria dos Leões, um espaço privilegiado de exposição e de realização de iniciativas dos estudantes e docentes da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), constituindo por isso uma proposta diferenciada na oferta cultural da cidade.

Mas a vida cultural da Universidade não se esgota entre as paredes dos nossos espaços museológicos. Diariamente, ela fervilha por todo o campus, e para além dele, através da realização regular de exposições, conferências, encontros literários, concertos, workshops e outros eventos culturais e artísticos promovidos pelos nossos estudantes, antigos estudantes, faculdades, centros de investigação e entidades parceiras.

A difusão cultural da Universidade do Porto passa ainda pela publicação de livros de interesse cultural, académico, científico e pedagógico, através da sua própria estrutura editorial. Com um catálogo variado de obras e autores, a U.Porto Edições mantém uma linha editorial dedicada (mas não exclusiva) a membros da Universidade, organizada em coleções e séries com desenho gráfico próprio, que podem ser adquiridas pelo público nas principais livrarias do país.