Estudantes

Atualmente, mais de 31 mil estudantes frequentam os diversos cursos da Universidade do Porto, constituindo aquela que é a mais cosmopolita e qualificada comunidade estudantil do país.

Como resultado da oferta formativa alargada proposta pela instituição, nos corredores da Universidade do Porto é possível encontrar estudantes de todas as idades e com os mais variados backgrounds culturais, sociais e geográficos. Na verdade, os cursos da U.Porto são os mais procurados pelos candidatos ao Ensino Superior em Portugal, razão pela qual a Universidade regista a mais elevada taxa de preenchimento de vagas entre as universidades nacionais.

Os estudantes da U.Porto distinguem-se pela sua qualidade. Ao nível do 1º ciclo (Licenciatura e Mestrado Integrado), a U.Porto é a instituição preferida dos estudantes com as mais altas classificações escolares. Os últimos anos têm também reforçado a vocação da U.Porto enquanto “escola de pós-graduação”, o que implicou uma reconfiguração da comunidade estudantil, traduzida no aumento exponencial de estudantes a frequentar os nossos cursos de Mestrado e Doutoramento.

Para o “retrato” da comunidade estudantil da U.Porto contribui ainda o número crescente de estudantes internacionais que escolhem a Universidade para prosseguir os seus estudos em regime de mobilidade ou de grau completo. Só em 2013/2014, cerca de 3000 estudantes – a que se juntam centenas de investigadores – de mais de 100 nacionalidades frequentaram a U.Porto, representando atualmente cerca de 13% da população estudantil da Universidade.

É esta diversidade e a qualidade da sua comunidade académica que a Universidade faz questão de potenciar através de um ensino de excelência. A este acresce a disponibilização de todas as infraestruturas e apoios necessários para garantir uma boa “estadia” ao estudante, independentemente da sua proveniência ou situação socioeconómica.