Colaborar com empresas

Na Universidade do Porto, contrariamos preconceitos e ideias feitas incentivando a nossa comunidade científica a dialogar/cooperar com empresas e outras organizações na procura de soluções adequadas para os problemas em que estão a trabalhar. Aos nossos investigadores cabe, na verdade, um papel principal naquele que é hoje um dos grandes fins da Universidade: a valorização social do conhecimento produzido nos nossos centros de I&D+i e a sua transferência para os agentes económicos e sociais, entendida como motor de inovação e mudança.

Factos. A colaboração com as empresas traz benefícios à U.Porto e a todos os que nela exercem a sua atividade. É uma fonte de inspiração para investigação aplicada com potencial comercial. Informa-nos sobre as últimas tendências, problemas e necessidades da sociedade. Expõe-nos a outras formas de pensar e trabalhar. Desafia-nos a materializar ideias, tecnologias, know-how e resultados de I&D em novos processos, produtos e serviços. Dá origem a novas fontes de financiamento para a investigação. Sem esquecer que traz oportunidades de empregabilidade aos nossos estudantes e investigadores.

U.Porto Inovação, gabinete de transferência de conhecimento da U.Porto, é uma das estruturas que apoiam os nossos investigadores na relação com as Empresas. Compete-lhe instigar projetos colaborativos com as empresas;  proteger e comercializar resultados de I&D da U.Porto; e apoiar a geração de novos negócios (logo, novas empresas) com base na comunidade e no conhecimento da U.Porto.

Nos últimos anos, a ligação da comunidade científica ao setor económico empresarial vem sendo facilitada através de iniciativas como as sessões A2B (A de Academia, B de Business), onde investigadores e empresários têm a oportunidade de partilhar competências e estudar formas de colaboração, tendo em vista a satisfação das necessidades de I&D+i das empresas.

Como colaborar com as empresas?

Para mais informações, contacte a U.Porto Inovação através do e-mail upin@reit.up.pt, ou do telefone (+351) 220 408 077.