A U.Porto conta com diferentes estruturas de I&D que têm como função prestar serviços de apoio a atividades I&D em diferentes temáticas, tendo também como objetivo agregar os conhecimentos e competências existentes na Universidade. O Centro de Materiais e os diversos Centros de Competência assumem-se como Centros Funcionais U.Porto.

CEMUP - Centro de Materiais da U.Porto

O Centro de Materiais da U.Porto (CEMUP) é um centro funcional da Universidade do Porto, institucionalmente integrado na Reitoria. Os objetivos fundamentais do CEMUP incluem a prestação de serviços nos domínios da ciência e tecnologia dos materiais, às faculdades, departamentos, centros de investigação e outros organismos, quer da Universidade do Porto, quer de outras universidades, e ainda a empresas e outras entidades, públicas ou privadas.

Centros de Competência

Os Centros de Competência da U.Porto visam prestar serviços de apoio às atividades de investigação e desenvolvimento, e de formação científica e técnica em domínios determinados. Têm regulamento próprio aprovado pelo Reitor da Universidade e são dirigidos por docentes ou investigadores.

A U.Porto conta atualmente com os seguintes Centros de Competência:

Além destes centros, sedeados na Reitoria, existem outros que se integram nas Unidades Orgânicas da U.Porto.