Centros de Investigação

Se o ensino da U.Porto se define pela sua diversidade, abertura e inovação, todas essas características são projetadas no trabalho produzido pelas unidades científicas da Universidade, entre as quais se podem encontrar alguns dos mais avançados e prestigiados centros de investigação e desenvolvimento (I&D) portugueses nos mais diversos domínios de conhecimento. Das Ciências da Vida e da Saúde às Ciências Agrárias, das Engenharias às Belas Artes, não esquecendo as Humanidades, a U.Porto está dotada de infraestruturas de investigação modernas e direcionadas para os mais elevados padrões de qualidade.

Com dimensões, finalidades e estruturas organizativas variáveis, os centros de I&D da U.Porto estão integrados nas nossas unidades orgânicas ou em associações de interface em que participam, além da Universidade, várias entidades públicas e privadas (indústrias, organismos governamentais, etc.), o que favorece a ligação à comunidade das nossas atividades de I&D+i.

Alguns destes organismos estão ainda inseridos em Laboratórios Associados, unidades de investigação orientadas para a prossecução da política científica e tecnológica do Governo Português.

Mais de metade dos centros de I&D da U.Porto estão classificados com “Excelente” ou “Muito Bom” segundo as mais recentes avaliações independentes – a cargo de painéis internacionais de peritos externos – promovidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Nas áreas à esquerda poderá consultar todas as unidades de investigação da Universidade, financiadas e avaliadas pela FCT, devidamente divididas por áreas científicas.