Composto por três polos dispersos por toda a cidade do Porto [Polo 1, na baixa da cidade; Polo 2, na zona da Asprela (extremo norte do concelho); e Polo 3, na zona do Campo Alegre (margem ocidental do rio Douro)] e por um quarto polo localizado em Vairão, o campus da Universidade do Porto gira em torno das nossas 15 escolas (14 faculdades e uma business school), configurando um espaço de dimensão e riqueza únicas no quadro do Ensino Superior em Portugal.

Apesar da dispersão geográfica, os organismos da Universidade funcionam como um todo, sendo regular a sua colaboração em projetos de investigação e formação comuns. Trata-se de um trabalho de equipa que envolve as dezenas de unidades de investigação dispersas pelo campus, complemento fundamental a uma atividade fortemente orientada para a produção e difusão de conhecimento e para a criação de mais-valias para a sociedade.

Com vista ao incremento quantitativo e qualitativo dos equipamentos que compõem os vários polos universitários, a U.Porto encontra-se, atualmente, num processo de modernização e expansão das suas infraestruturas. Nestas incluem-se as faculdades e os centros de investigação, mas também bibliotecas, auditórios, estruturas museológicas, residências universitárias, instalações desportivas e espaços de convívio/apoio social, entre outras valências preparadas para responder às exigências e especificidades da nossa comunidade.