Bolsas de Emprego

Para a grande maioria dos graduados da U.Porto, a procura de emprego dispensa a consulta exaustiva dos anúncios nos jornais. Fortemente motivada pela qualidade da sua formação, a elevada taxa de empregabilidade dos estudantes da U.Porto explica-se também pela relação próxima que a Universidade mantém com o universo empresarial, refletida na disponibilização de estruturas que favorecem e facilitam o recrutamento dos nossos estudantes.

Entre essas ferramentas destaca-se o Portal de Emprego da U.Porto, uma plataforma online que pretende atuar como uma ponte entre a comunidade estudantil e o mercado de trabalho. Neste portal, desenvolvido em parceria com o portal Universia (a maior rede de universidades de língua espanhola e língua portuguesa), os estudantes e antigos estudantes registados podem colocar o seu currículo e ter acesso às oportunidades de emprego da comunidade “Trabalhando”, bem como às ofertas exclusivas da sua própria instituição. Por outro lado, as empresas interessadas em recrutar estudantes da U.Porto podem publicar as ofertas de emprego, pesquisar os Curricula Vitae de candidatos, colocar anúncios informativos, entre outras funcionalidades.

Esta ferramenta reforça o trabalho empenhado que é desenvolvido pelas bolsas de emprego disponibilizadas por várias escolas da U.Porto, no sentido de explorar o potencial de cooperações entre as universidades e as entidades empregadoras e, desse modo, facilitar a inserção de graduados no mercado de trabalho. Entre elas estão as bolsas de emprego promovidas pelas Faculdades de Ciências, Ciências da Nutrição e Alimentação, Direito, Economia, Engenharia, Farmácia, Letras, Medicina Dentária e de Psicologia e de Ciências da Educação e pela Porto Business School.