BIbliotecas

Sempre que os membros da U.Porto necessitam de informação para completar o seu estudo, enriquecer um trabalho escolar ou projeto científico, o mais provável é que a encontrem na vasta rede de bibliotecas e centros de documentação e informação existentes nas escolas da Universidade.

Abrangendo todas as áreas de conhecimento lecionadas na instituição, as 30 bibliotecas da Universidade ocupam uma área de mais de 20 mil m2, onde é possível consultar cerca de 800 mil títulos de publicações. Constituem por isso espaços ideais para estudo, reflexão e trabalho, ao dispor de toda a comunidade académica.

Além das bibliotecas existentes nas diversas faculdades, os estudantes podem também aceder, a partir dos seus computadores, a várias bibliotecas, repositórios e arquivos e digitais geridos pela UPdigital. Integradas nas mais importantes redes de bibliotecas e bases dados nacionais e internacionais, estas plataformas disponibilizam o acesso a um vasto conjunto de materiais científicos e pedagógicos, como revistas científicas, livros e obras de referência em formato eletrónico e bases de dados, assim como software de gestão bibliográfica.

Em paralelo com as bibliotecas, várias escolas da U.Porto possuem serviços de arquivo e centros de documentação que têm como missão a recolha, aquisição e depósito de materiais de valor documental relevante no quadro da missão das instituições. Grande parte destes espaços estão abertos à comunidade académica, mediante autorização prévia.