Atividades Culturais

Da música ao teatro, passando pelo cinema, e sem esquecer a literatura e as artes, a Universidade do Porto dá aos seus estudantes a oportunidade de mostrarem o seu talento e espírito de iniciativa nas mais diversas manifestações culturais dinamizadas no seio da comunidade académica.

Dos organismos culturais que atuam na órbita da Universidade destaca-se o centenário Orfeão Universitário do Porto (OUP), cujos grupos musicais (grupo de Fados, grupos de dança e folclore, Tuna Feminina do Orfeão, Tuna Universitária do Porto, entre outros) participam em festivais e espetáculos um pouco por todo o mundo. Ainda no domínio da música, os estudantes da U.Porto podem participar nas tunas e coros dinamizados nas escolas da Universidade, ou integrar o Núcleo de Etnografia e Folclore da U.Porto (NEFUP), uma associação cultural que se dedica à recolha, estudo e divulgação do folclore português.

Para os estudantes interessados em teatro, a opção pode passar pelo também histórico Teatro Universitário do Porto (TUP). Fundado em 1948 e com um contributo reconhecido na afirmação do teatro independente no Porto, o mais antigo grupo de teatro da cidade em funcionamento aposta sobretudo na encenação de textos dramáticos de autores inéditos em Portugal, a par da realização regular de cursos e workshops de teatro. Algumas escolas da U.Porto têm também grupos de teatro próprios.

Na maior parte das faculdades da U.Porto existem ainda grupos e núcleos de estudantes que se dedicam a promover atividades como modelismo, mergulho, fotografia, cinema, informática, debate universitário, montanhismo, artes marciais, etc. Por sua vez, as Associações de Estudantes têm um papel importante na animação da vida estudantil através da organização de exposições, palestras, ciclos de cinema, entre outros eventos.

Através do Cartão U.Porto, os nossos estudantes - nomeadamente os internacionais - têm também garantido o acesso, em condições especiais, a diferentes eventos e equipamentos culturais da cidade (como os que são geridos pela Câmara Municipal do Porto), bem como a um conjunto de atividades culturais organizadas em parceria com a U.Porto.