Apoio às Empresas

Nos últimos anos, muitas empresas portuguesas e de outros países, de diferentes setores de atividade, têm procurado a U.Porto em busca do know how que só a mais completa universidade do país pode garantir. A todas, respondemos de braços abertos, disponibilizando os saberes da nossa comunidade científica, mas também infraestruturas orientadas para o aumento da produtividade e da competitividade das organizações.

Fazendo da inovação um conceito vivo nos seus laboratórios e salas de aula, a Universidade do Porto procura exportar essa atitude para fora do campus através de atividades centradas na transferência de saberes e no apoio ao desenvolvimento do tecido empresarial. A liderar este diálogo estão as nossas escolas e centros de investigação. Através da U.Porto Inovação e de outras estruturas análogas existentes no campus, a U.Porto apoia ainda as empresas na identificação de oportunidades de I&D e inovação e no estabelecimento de parcerias com a nossa comunidade científica, com vista ao desenvolvimento de projetos conjuntos.

O Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC) é outro dos principais agentes desta dinâmica. Afinal, é ali que cada vez mais novas empresas (startups), mas também empresas nacionais e internacionais consagradas, encontram o espaço e as infraestruturas tecnológicas para sediar e operacionalizar as suas atividades de Inovação. Tudo isto enquanto usufruem das sinergias com os departamentos de I&D+i e institutos de interface da U.Porto.

A ligação das empresas à Universidade estabelece-se igualmente ao nível do ensino, por via do acolhimento de estudantes que, ao abrigo de estágios curriculares, do desenvolvimento de teses de pós-graduação ou da participação em projetos de investigação, vão às instituições parceiras da U.Porto levar o cunho inovador dos nossos programas de formação. Não é por acaso que os diplomados da Universidade são cada vez mais procurados por empresas e organizações portuguesas e internacionais, uma realidade incentivada pelas diversas estruturas de apoio à inserção profissional que trabalham para promover os talentos da U.Porto junto das entidades empregadoras, facilitando assim o processo de recrutamento.

Procurando incentivar a interação com a sociedade, a U.Porto tem-se também associado a organizações privadas sem fins lucrativos com vista à realização de atividades de investigação e desenvolvimento, à promoção e ao apoio da inovação, à valorização económica do conhecimento e à prestação de serviços à comunidade (Entidades Associadas). Nalguns casos, essa relação assume a forma de participações acionistas e de capital (Empresas participadas).