Apoio aos Investigadores

Com presença regular nas principais publicações científicas internacionais, o conhecimento gerado na U.Porto não se confina às páginas de livros e revistas científicas. Consciente do potencial existente nos seus centros de investigação, a Universidade incentiva a transferência dos direitos de utilização e comercialização de novas descobertas e inovações resultantes da investigação científica produzida pelos nossos investigadores, para a indústria.

A este nível, a U.Porto Inovação oferece um conjunto de serviços e programas focados na valorização dos resultados de I&D da U.Porto, apoiando os membros da comunidade académica / científica nos diferentes passos do processo de proteção e transferência de tecnologia. Entre os serviços prestados incluem-se o pedido de patentes nacionais e/ou internacionais e a procura de soluções para a exploração económica das invenções.

Nesta rede de apoio cabe também o suporte à criação de empresas de base tecnológica (spin-offs) e o estabelecimento de parcerias com empresas, entidades de I&D e outros organismos públicos e privados de nível nacional e/ou internacional, com vista ao desenvolvimento de projetos de I&D.

Entre as estruturas vocacionadas para a transferência de tecnologia e valorização dos resultados da investigação da Universidade, destacam-se ainda o Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC) e um conjunto de gabinetes que assumem essa missão, localmente, em várias das nossas escolas e centros de I&D.