Apoio ao Empreendedorismo

A Universidade do Porto tem vindo a apostar, ao longo da última década, na criação de competências, infraestruturas e serviços capazes de impulsionar o potencial empreendedor que existe na comunidade. Entre gabinetes de apoio ao empreendedorismo e à inovação, passando por ações de capacitação e ensino ligadas ao empreendedorismo, concursos, workshops e conferências, são muitas as iniciativas que se têm vindo a materializar por todos os polos da Universidade.

Para nós, empreender não é um conceito vago. Faz parte da nossa forma de estar. Que o digam as centenas de empreendedores que encontraram o seu lugar no Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), espaço vocacionado para a incubação de empresas inovadoras (start-ups), através de um conjunto de estruturas e serviços especializados, desenvolvidos para atender às necessidades típicas do arranque de atividade empresarial.

Na U.Porto, acreditamos também no potencial dos nossos investigadores, o qual procuramos valorizar através da aplicação dos seus projetos em produtos comercializáveis ou da criação de spin-offs competitivas. Das várias unidades e organizações que levam a cabo esta missão, destaca-se o trabalho desenvolvido pela U.Porto Inovação, organismo que disponibiliza diferentes serviços no apoio à transferência de tecnologia e à valorização económica e social do conhecimento gerado na Universidade.

Esta é, contudo, apenas a face mais visível da estatégia que a Universidade vem implementando, desde 2008, inspirada pela vontade de estimular o espírito empreendedor na comunidade académica. Para saber mais sobre o ecossistema de apoio ao empreendedorismo da Universidade do Porto, consulte o Portal de Empreendedorismo da U.Porto.