Apoio à Investigação

De modo a potenciar o talento disperso pelos nossos centros de investigação, a U.Porto disponibiliza aos seus investigadores diversas ferramentas que têm como missão facilitar a produção científica e a posterior transferência desse conhecimento para a comunidade.

No campus da Universidade, os nossos investigadores têm garantido o acesso privilegiado a recursos pensados para lhes oferecer condições de trabalho de elevada qualidade. Neste grupo cabem as bibliotecas da U.Porto, a par de um leque alargado de recursos na área das TICs que podem ser utilizados em qualquer momento do processo de produção científica.

A Universidade presta também apoio aos investigadores na procura de oportunidades de mobilidade internacional e de financiamento para os seus projetos de investigação. E porque acreditamos que a qualidade do nosso corpo científico pode resultar em projetos empresariais com impacto na comunidade, apoiamos processos relacionados com a transferência de tecnologia, como a comunicação e proteção de patentes ou a criação de spin-offs (para mais informações, visite a área de Inovação).

Na órbita da Universidade atuam várias estruturas vocacionadas para o suporte das nossas atividades de investigação. Entre elas destaca-se o papel da U.Porto Inovação, organismo que tem como missão apoiar a cadeia de inovação da U.Porto, por via da promoção de programas de Apoio à I&D e Inovação, da valorização da I&D e do Empreendedorismo e da dinamização da interface entre a Universidade e as empresas.